Um assunto que merece toda a atenção na administração dos edifícios é saber como promover a segurança em elevadores.
O elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo, no entanto, os cuidados são fundamentais para evitar problemas e acidentes.
A experiência de ficar preso em um elevador não é nada agradável, especialmente se ele estiver lotado ou algum dos passageiros sofrer de claustrofobia, ou entrar em pânico.
São raros os casos de elevadores que caem, no entanto, essa possibilidade existe e normalmente estão ligadas à falta de cuidados com os equipamentos.
Nesse post apresentamos 3 dicas sobre como promover a segurança em elevadores. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Como promover a segurança em elevadores?
Saber como promover a segurança em elevadores evita desconforto aos usuários e situações desagradáveis.
Segundo a Secretaria Municipal de Licenciamento da cidade de São Paulo, 77,6 mil elevadores estavam em funcionamento no município no início do ano de 2020.
No ano de 2019, segundo o Corpo de Bombeiros da capital paulista, 217 ocorrências envolveram elevadores e precisaram do apoio da corporação. Diante desses números, vamos às dicas:
Faça manutenções periódicas
A manutenção periódica dos elevadores é fundamental para que os equipamentos funcionem adequadamente. Quando realizadas, deve ocorrer:
- avaliação de todos os componentes,
- limpeza das engrenagens,
- lubrificação,
- sistemas avaliados e corrigidos quando necessário,
- troca de peças que apresentam problemas.
Cumpra as normas de segurança
As regras de segurança dos elevadores para passageiros foram definidas pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O propósito das normas ABNT é garantir a segurança dos usuários, de modo que o síndico do edifício deve providenciar:
- avisos e informações que apresentem as regras para o bom uso do equipamento,
- corrigir e repreender, quando necessário, os usuários que não atenderem às normas,
- avaliar periodicamente os itens de segurança (telefone de emergência e alarme).
Nos casos onde o problema ocorra por falta de energia elétrica, o síndico deverá solicitar a presença de um profissional capacitado para a avaliação da situação.
Redobre a segurança em dias chuvosos
É importante que o síndico e profissionais que atuam no edifício tenham a atenção redobrada nos dias de chuva.
Especialmente em tempestades e descargas elétricas, em que as possibilidades de falta de energia são altas, quando então, os equipamentos devem ser desligados evitando que pessoas fiquem presas no seu interior.
Além disso, é importante instruir os usuários a não entrarem com capas e guarda-chuvas encharcados, bem como não manusearem os botões com as mãos molhadas.
O que fazer em casos de incidentes?
Quando incidentes ocorrem, o síndico e a equipe de colaboradores do edifício devem estar preparados, especialmente nas seguintes situações:
Incêndios
Nos casos de incêndio, deve-se providenciar a retirada imediata dos ocupantes da edificação através das escadarias.
Os elevadores deverão ser desligados quando possível e o plano de abandono do edifício precisa ser coordenado por pessoas capacitadas que tenham recebido treinamento, evitando pânico e correrias pelos corredores e escadas do imóvel.
Elevador parado entre dois andares
Um elevador parado entre dois andares pode causar sérios problemas para seus usuários, sob dois aspectos.
O primeiro diz respeito às portas abrirem sem que o elevador esteja no local e o usuário cair no poço do equipamento.
Outro sério problema está na tentativa de pessoas despreparadas tentarem fazer o resgate dos ocupantes do elevador, podendo causar acidentes sérios tanto aos que estão sendo retirados do elevador quanto aos que estão fora, auxiliando.
Nesses casos, os responsáveis pela administração do imóvel, ou o síndico, deverão solicitar a presença de profissionais especializados nos equipamentos, ou, ainda, a chamada do Corpo de Bombeiros.
Apesar da segurança existente nesse equipamento, a manutenção e os cuidados com sua utilização são indispensáveis no dia a dia de qualquer edifício que possua esse meio de transporte.
Agora que você já sabe como promover a segurança em elevadores, acesse nosso site e conheça a estrutura e capacidade técnica que a Elevadores São Paulo disponibiliza aos seus clientes!
(Imagens: divulgação)