Síndicos e condôminos vivem procurando meios de economizar energia com elevadores de modo a reduzir custos nos valores pagos com energia elétrica mensalmente.
Também existem os fatores conscientização, responsabilidade ambiental e sustentabilidade que a cada dia levam mais pessoas a se preocuparem com o uso racional dos nossos recursos naturais.
Segundo documento publicado pelo Sindicato das Empresas de Conservação, Manutenção e Instalação de Elevadores do Estado de São Paulo, a SECIESP, 6% dos gastos de um condomínio dizem respeito ao uso de energia elétrica com o elevador.
Segundo o órgão, em um prédio residencial com dois elevadores esse consumo equivale ao de 50 geladeiras, de 1800 a 2700 Kwh.
A boa notícia é que existem várias formas para diminuir esse gasto no seu condomínio. Continue lendo e saiba como fazer isso.
Como economizar energia com elevadores?
Ações simples dentro de um condomínio ajudam efetivamente a economizar energia com elevadores.
Bastam campanhas de orientação junto aos usuários e ações de modernização por parte da administração.
Algumas formas para reduzir esse gasto são:
Lâmpadas de LED
Os equipamentos, de forma geral, mantêm as luzes internas acesas 24 horas, e esse consumo tem grande influência na fatura mensal.
Uma maneira de economizar energia com elevadores é substituir as lâmpadas internas por LED, Light Emitting Diode.
De forma geral, uma lâmpada LED é:
- 80% mais econômica do que a incandescente,
- 30% mais econômica comparada à fluorescente.
Redução de uso
Subir e descer escadas é uma excelente oportunidade para queimar calorias, melhorar o condicionamento físico e tonificar as pernas.
Por isso, incentive o uso da escada no seu condomínio.
Além das pessoas estarem se beneficiando com uma atividade física, a redução de uso do equipamento também é uma forma de economizar energia com elevadores.
Quando o prédio tem mais de um equipamento, uma forma de reduzir o uso e diminuir o custo é desligar um dos aparelhos a noite.
Chamadas do elevador com consciência
A educação do usuário também é fator essencial para o uso consciente do equipamento.
Oriente os moradores e usuários a chamarem o elevador quando realmente estiverem prontos para esperá-lo e usá-lo.
O ideal é acionar apenas um botão, preferencialmente daquele que está parado mais próximo do andar solicitado quando o próprio equipamento não faz o acionamento inteligente dos dispositivos.
Já no interior, deve ser acionado apenas o botão de destino.
Ventiladores devem ser ligados somente quando houver necessidade, bem como as demais funções.
Outro ponto muito importante é respeitar a lotação máxima indicada pelo fabricante, o excesso de peso faz o equipamento consumir mais energia, além de desgastá-lo e poder causar uma parada de emergência.
Manutenção
A manutenção periódica dos elevadores é determinada por lei e, entre os seus benefícios, colabora para diminuir os gastos com o consumo de energia elétrica.
Fios e cabos com problemas ou desgastados podem fazer com que haja perda de energia durante a passagem da corrente elétrica, o que gera um maior consumo e risco de curto nas instalações.
Além disso, os profissionais também realizam:
- ajustes que se façam necessários,
- lubrificações periódicas,
- limpeza para perfeito funcionamento de todo o maquinário e segurança dos usuários.
Modernização
Um equipamento com muitos anos de uso começa a dar sinais de que está desgastado e um deles é o consumo maior de energia, bem como falhas e interrupções no serviço de transporte a que se destina.
Para esses condomínios, a melhor solução para economizar energia com elevadores é investir na modernização deles.
Entre outras vantagens, a modernização vai promover:
- proteção contra falta de rede elétrica,
- cancelamentos de chamadas falsas,
- diminuição de até 40% do consumo de energia elétrica.
Agora que você já sabe como reduzir o consumo de energia, conte com os serviços da Elevadores São Paulo para manutenção e modernização do seu prédio.
(Imagens: divulgação)