Condomínios residenciais e comerciais precisam adotar práticas especiais em relação ao uso do elevador durante a pandemia da COVID-19, visto que ele se trata um meio coletivo.
De forma geral, o Ministério da Saúde orienta sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à prevenção do contágio pelo coronavírus que incluem:
- lavar as mãos com água e sabão,
- não compartilhar objetos,
- evitar abraços e contatos físicos,
- usar máscaras,
- evitar aglomerações,
- ficar em casa sempre que possível.
Confira quais são as melhores práticas de uso do elevador durante a pandemia lendo nosso post!
Melhores práticas de uso do elevador para usuários
Recentemente foi divulgado na web o Manual de Controle e Prevenção da COVID-19 que foi elaborado pelo Dr. Wenhong Zhang, médico chinês, líder da equipe especializada de tratamento da pneumonia causada pela doença.
Na versão traduzida para o português, a página 37 é dedicada ao uso adequado do elevador com orientações sobre os devidos cuidados para a prevenção e uso correto do equipamento.
Confira algumas sugestões apontadas pelo documento:
Evitar o uso do elevador
Ele só deve ser utilizado em caso de extrema necessidade.
No caso de uso do elevador o ideal é:
- ir uma pessoa por vez,
- quando for usado por mais de uma pessoa, preferencialmente, que sejam da mesma família,
- no interior recomenda-se manter o distanciamento mínimo de um metro.
Evitar tocar
Para chamar ou para acessar o andar desejado o ideal é não tocar nos botões, uma vez que a superfície pode estar contaminada.
Se tocar em algo, o usuário não deve mexer em qualquer parte do corpo até lavar as mãos corretamente com água e sabão ou passar álcool gel.
Uma opção é o condomínio manter um recipiente com álcool disponível no interior para utilização dos usuários. Isso elimina a necessidade de ter o produto em todos os andares.
Usar máscara
O uso da máscara é obrigatório em qualquer situação para prevenção do contágio e disseminação do vírus e vale não somente para o uso do elevador.
Melhores práticas de uso do elevador nos condomínios
A administração deve rever a atual situação em relação à manutenção e ao uso dos equipamentos e adotar práticas para reduzir seus custos e manter o ambiente saudável para os usuários.
O condomínio pode optar por:
Migrar para pequenas empresas de manutenção
Instituições de todos os segmentos estão aderindo à campanha de ajudar e incentivar negócios locais em época de coronavírus e pós pandemia.
Migrar para empresas menores que fazem o serviço de manutenção é uma excelente alternativa para o condomínio que quer:
- um atendimento mais rápido,
- maior qualidade,
- menor custo,
- auxiliar a economia nacional.
Manter todos elevadores em funcionamento
Com o isolamento social é aconselhável manter todos os elevadores em operação, pois, como foi dito acima, o ideal é a utilização de 1 pessoa por vez.
Manter todos os elevadores operando, além de reduzir o fluxo de pessoas em um mesmo espaço (aumentando o risco de contágio), reduz a fila de espera pela sua viagem e diminui o desgaste concentrado em um único equipamento.
Investir em limpeza frequente
Síndicos precisam redobrar os cuidados com a limpeza e higienização dos equipamentos.
Esse processo envolve todos os botões de acesso nos corredores e no interior do elevador.
Nesse link você pode conferir todos os produtos regularizados pela Anvisa que têm ação preventiva contra o coronavírus.
Assegure-se que o produto não seja abrasivo e que pode ser utilizado no equipamento sem danos.
Por fim, uma maneira inteligente de evitar gastos e problemas desnecessários com o elevador é investir em uma manutenção preventiva mensal dos equipamentos.
Agora que você sabe quais são as melhores práticas de uso de elevador durante a pandemia da COVID-19 que tal compartilhar com outros síndicos ou com os ocupantes do seu condomínio para garantir a segurança e saúde de todos?
(Imagens: divulgação)