Artigos

6 mitos sobre elevador: quais você conhece?

6 mitos sobre elevador: quais você conhece?

Os mitos sobre elevador geram pânico, medo e uma autoconfiança perigosa para algumas pessoas que desconhecem como esses equipamentos funcionam e acreditam em teorias que não possuem fundamento.

Segundo a renomada revista norte-americana Condé Nast Traveler, o elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo.

Portanto, o pânico que muitas pessoas têm com relação ao assunto só tem sentido se o medo estiver associado à claustrofobia, ou seja, a lugares fechados.

Com relação a acidentes, os números são baixos e, quando ocorrem, envolvem a falta de manutenção e o descuido com o equipamento.

Nesse post, apresentamos 6 mitos sobre elevador que você precisa conhecer para não cometer erros e, quem sabe, esclarecer aqueles que desconhecem o assunto. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Descubra alguns mitos sobre elevador

Vamos conhecer os principais equívocos sobre o equipamento e os motivos de não serem levados a sério:

O elevador chega mais rápido se apertar o botão várias vezes

Você já percebeu que algumas pessoas ficam pressionando o botão enquanto aguardam a sua chegada?

Alguns acreditam que essa ação agiliza a viagem, o que não faz o menor sentido, pois ele possui uma certa velocidade e a única coisa que pode acontecer apertando o botão constantemente é danificá-lo.

Ele pode despencar a qualquer momento

Para que um elevador despenque, é necessário que um avião colida com o edifício e rompa 3 cabos (exigência mínima da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas), que possuem capacidade de suportar 12 vezes o peso do equipamento lotado de passageiros.

Além disso, o sistema de freagem desse equipamento possui dois freios no motor e um terceiro sob a cabina. E faz parte, ainda, do sistema de segurança, o limitador de velocidade, que atua independente do elevador e de sua máquina de tração.

Esse acidente é raro e só pode acontecer se a manutenção do equipamento for completamente abandonada ou nos casos de acidentes do porte mencionado anteriormente.

Se acabar a energia, a cabina fica sem ar

Muita gente tem receio de ficar sem ar na cabina do elevador nos casos de término de energia elétrica.

Caso acabe a energia, uma luz de emergência acende no interior do equipamento, proporcionando calma e possibilidade de visão aos ocupantes.

Com relação ao ar, os elevadores possuem um fluxo natural de ventilação e, em alguns deles, um ventilador que pode ser ligado. O fato é que ninguém ficará sem ar caso ocorra a falta de energia ou travamento da máquina.

A porta pode abrir a qualquer momento

Novamente, isso só acontece quando não existe manutenção, pois existem sensores que só permitem a abertura das portas quando o equipamento está no andar e no nível correto.

Mesmo os mais antigos possuem uma trava que impede a abertura das portas, caso ele não esteja corretamente posicionado no andar.

Se ele parar, qualquer pessoa pode ajudar a tirar quem está dentro

Não, somente profissionais devem providenciar a retiradas das pessoas. Esse é um dos maiores mitos sobre elevador!

Lembre-se que durante essa operação a energia pode retornar e pessoas não preparadas para essa tarefa podem sofrer ou causar sérios acidentes durante o resgate.

Segundo a NBR 16.083/2012, apenas técnicos habilitados ou o Corpo de Bombeiros podem realizar o resgate de pessoas que estejam trancadas no elevador.

Portanto, nada de tentativas de heroísmo, afinal, as pessoas estão com luz e ar suficientes para aguardar a chegada dos profissionais que sabem como agir com segurança.

Agora que você já conhece os mitos sobre elevador, que acabam se espalhando e criando muitos problemas, continue conosco e conheça os 5 principais tipos de elevadores!

(Imagens: divulgação)

Elevadores São Paulo