Realizar a manutenção dos elevadores é fundamental para seu bom funcionamento e a polia de tração é um fator que deve ser observado.
Para garantir um bom estado do equipamento e a segurança de todos que fazem uso dele, é importante estar atento às suas condições.
Neste post, trazemos tudo que você precisa saber sobre a polia de tração do elevador, como ela funciona e quando é a hora de trocá-la. Confira!
Como funciona a polia de tração de um elevador?
Para que o elevador se movimente com segurança e eficácia, os cabos de aço e a polia de tração trabalham de forma conjunta.
Enquanto o cabo sustenta o peso da cabina, assim como dos passageiros, a polia de tração é o seu local de apoio durante o movimento de tração.
Como seu trabalho se dá de forma integrada, é comum que as condições de um estejam diretamente alinhadas com a do outro.
Ou seja, se os cabos de aço estiverem demonstrando falhas ou problemas de funcionamento, é provável que a polia de tração também precise de manutenção, e vice-versa.
Quando realizar essa troca?
Durante o movimento de tração, os cabos se apoiam diretamente nas polias, gerando um atrito que leva ao desgaste das estruturas.
Trata-se, portanto, de um processo natural, que justifica a necessidade de manutenções periódicas dos elevadores, para garantir um bom funcionamento e segurança para todos os usuários.
Assim, é comum que durante a realização do procedimento sejam detectados sinais de que é preciso trocar a polia de tração.
O indício mais normal que aponta isso é o aprofundamento dos canais, os espaços por onde deslizam os cabos de aço.
Há uma medida máxima que deve ser verificada e não pode ser ultrapassada, para que não se coloque em risco os passageiros.
(Referência: https://www.schindler.com/content/dam/web/br/pdf/aa/folhetos/troca-cabos-aco-e-polia-tracao.pdf)
Também é importante observar se os cabos estão em boas condições, sem enferrujamento e quebra da sua trama.
Como ambas as estruturas trabalham juntamente, e dependem uma da outra, é comum que sua vida útil seja muito próxima.
Portanto, manter visitas periódicas para a manutenção é fundamental para o funcionamento dos elevadores e para a segurança de seus usuários.
Que tal fazer uma modernização de elevadores?
Além da manutenção, outro procedimento que traz benefícios ao desempenho dos elevadores é a modernização.
Alguns comportamentos podem indicar que é o momento de investir nesse processo.
Alguns exemplos são a emissão de sons muito altos por parte do elevador, um consumo de energia elétrica acima do esperado e travar constantemente.
A modernização de elevadores permite implantar os avanços tecnológicos mais recentes, que contribuem para a melhoria de sua performance de forma geral.
Algumas vantagens são a economia de energia elétrica, o aprimoramento estético do equipamento, maior conforto aos usuários, além de melhorias técnicas que garantem um funcionamento melhor.
Ao verificar que estruturas como a polia de tração do elevador precisam ser trocadas, considere também investir na modernização do elevador como um todo.
Para realizar o procedimento, basta procurar por uma empresa especializada em sua realização, que coloque em prática todos os benefícios desse processo, como é o caso da Elevadores São Paulo!
Agora que você já sabe tudo sobre a troca de polia de tração, continue por aqui e confira nosso post sobre por que não se pode usar o elevador em caso de incêndio!
(Imagens: divulgação)