Convidamos você a conhecer 10 curiosidades sobre elevadores, esse meio de transporte que faz parte do dia a dia de muita gente e que muitas vezes só são percebidos quando estão parados ou em manutenção.
Todos os dias esses veículos são os responsáveis por transportar milhões de pessoas para os seus trabalhos ou de volta ao lar.
Neste post, apresentaremos algumas curiosidades sobre elevadores. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
Confira algumas curiosidades sobre elevadores
Esses interessantes e indispensáveis veículos de transporte possuem particularidades e detalhes que possivelmente você desconhece. Vamos às curiosidades sobre elevadores:
1) O primeiro elevador da história foi desenvolvido no século 1 a.C
Quem pensa que o primeiro elevador surgiu apenas quando os edifícios começaram a ganhar altura, está enganado.
Um rudimentar sistema já era utilizado para a retirada de água do Rio Nilo (Egito) há 1.500 anos antes de Cristo.
O primeiro deles voltado ao transporte humano teria sido desenvolvido e colocado em funcionamento no século I a.C., no Império Romano, por um arquiteto chamado Marcos Vitrúvio Polião.
2) No Brasil, o primeiro elevador foi instalado no Palácio das Laranjeiras
Aqui, no Brasil, o primeiro elevador foi instalado no ano de 1909 no Palácio das Laranjeiras, local onde os presidentes da República e governadores recebiam os visitantes da então capital do país, a cidade do Rio de Janeiro.
3) Segundo estimativas, existem mais de 12 milhões de elevadores em funcionamento atualmente
Outra das curiosidades sobre elevadores é que se estima que existam em todo o planeta aproximadamente 12 milhões de equipamentos em funcionamento.
Esses veículos transportam, a cada 3 dias, cerca de 7 bilhões de pessoas, ou seja, um pouco menos do que a população do planeta que, atualmente (agosto de 2022), é de 7,9 bilhões de habitantes, segundo dados da World Meter.
4) O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo, inaugurado em 1873 em Salvador
O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer um elevador para servir como transporte da população de uma cidade. Trata-se do Elevador Lacerda, localizado em Salvador (Bahia), construído no ano de 1873.
Esse equipamento continua em operação (moderno e funcional), possuindo 72 metros de altura e transportando mais de 900 mil passageiros por mês. Ele faz a ligação da cidade alta com a baixa.
5) O dispositivo que tornou os elevadores mais seguros evitando que a cabina do elevador caísse, se o cabo de suspensão rompesse foi criado por Elisha Otis.
Elisha Otis foi o idealizador e é considerado o inventor do elevador, em função da aplicação que deu aos equipamentos em 1853, garantindo a sua popularização. Para isso, desenvolveu:
- o trilho para passagem do cabo,
- o sistema de garra para travamento do equipamento,
- novos sistemas de segurança.
6) Os primeiros elevadores a vapor demoravam cerca de 2 minutos para subir 8 andares
Atualmente, existem elevadores que sobem 100 andares em 1 minuto, no entanto, os primeiros lançados e movimentados a vapor levaram o dobro do tempo (2 minutos) para alcançarem 8 pavimentos.
7) Elevadores são mais seguros que carros
Dentre as curiosidades sobre elevadores, a segurança é a que mais chama a atenção, pois esse veículo é reconhecido como o mais seguro do planeta.
Enquanto a média de mortes por elevadores é de 26 pessoas por ano, a de carros atinge 141 óbitos por hora no trânsito.
8) As portas que ficam no teto da cabine dos elevadores são fechadas por motivos de segurança
O teto dos elevadores é fechado com parafusos, evitando que nos casos de parada ninguém tente sair do veículo por esse espaço.
O mais seguro é ficar no interior do equipamento e aguardar o socorro.
9) Um cabo de aço de elevador pode suportar mais de três toneladas
Um único cabo de aço suporta mais de três toneladas de peso, quando a opção é feita por uso de cabos 3/8” (10 mm).
Nos casos onde são utilizados ½” (13 mm), o peso suportado ultrapassa 5 toneladas.
É importante lembrar que esses veículos são sustentados normalmente por, no mínimo, 3 cabos, podendo chegar até 6 cabos, o que explica o nível de segurança do equipamento.
10) A portabilidade da manutenção do elevador
Por fim, é muito importante que se saiba que é possível fazer a portabilidade da manutenção do equipamento. O serviço não precisa ser feita pelo seu fabricante, possibilitando aos administradores escolherem as melhores opções do mercado.
Isso significa economia e liberdade de escolha. Agende uma avaliação gratuita conosco e solicite uma proposta.
Agora que você conhece 10 curiosidades sobre elevadores, leia nosso post que apresenta detalhes da história desses equipamentos!
(Imagens: divulgação)