Água no poço do elevador pode comprometer o funcionamento do equipamento e a segurança, tanto do imóvel como dos usuários do edifício.
O poço é o espaço localizado na parte inferior da caixa de corrida, abaixo do nível de parada extrema inferior. Nele, são instalados vários elementos indispensáveis para o funcionamento e desempenho do equipamento, como, por exemplo:
- interruptores,
- polia tensora do cabo do limitador de velocidade,
- sensores de segurança,
- amortecedores da cabine.
O ideal é evitar que a água entre no compartimento, mas existem situações que isso não é possível, como em casos de canos estourados, infiltrações e nas chuvas intensas que vivemos nessa época do ano em nossa cidade.
A entrada e a permanência de água nesse local exigem providências imediatas para garantir a proteção do elevador, do sistema elétrico, do edifício e das pessoas, visando evitar acidentes e danos.
Quer saber o que fazer quando entrar água no poço do elevador no seu prédio? Continue a leitura.
Como agir ao ver água correndo no elevador?
Chuvas fortes e alagamentos nas ruas já fazem parte da rotina de quem mora na maior cidade do Brasil e nesse caso não temos como evitar que entre água no poço do elevador.
Caso o prédio seja invadido pelas águas, o síndico ou responsável pelo edifício deve suspender o uso do elevador por parte dos moradores e pelos frequentadores do local, caso o edifício seja comercial.
O próximo passo é enviar o equipamento até o último andar e desligar a chave geral, que fica na parte interna da casa de máquinas. Ao fazer isso, interrompe-se todo o fornecimento de energia elétrica para o elevador.
Depois, é necessário chamar a empresa que presta serviços periódicos de manutenção e assistência técnica em elevadores no seu edifício.
Somente profissionais especializados saberão fazer a devida avaliação dos possíveis danos causados pela água no poço do elevador.
E água no poço do elevador?
Caso a água no poço do elevador esteja acumulada no fundo do compartimento, será necessário bombeá-la para fora o mais breve possível, para evitar que o líquido e a umidade danifiquem as peças instaladas no local.
Os elevadores só devem ser religados para entrarem em funcionamento novamente depois que for feita a secagem completa do poço e dos componentes existentes. Todo esse procedimento é acompanhado por um técnico da empresa que presta serviço de assistência e manutenção de equipamentos para o prédio.
Mesmo que o prédio precise providenciar o bombeamento e a secagem, todo o processo deve ser acompanhado de perto pelos técnicos da empresa que fazem a manutenção periódica dos elevadores.
Conte com a Elevadores São Paulo
Além das fortes chuvas e alagamentos, água no poço do elevador pode ocorrer por muitos outros motivos, como, por exemplo, canos estourados, infiltrações e até mesmo acidentes na hora da limpeza.
Sempre que precisar, conte com a Elevadores São Paulo.
São mais de 15 anos de experiência, oferecendo um serviço de manutenção e conservação com atendimento 24 horas, tanto em elevadores de passageiros como os de carga, independentemente do modelo.
Basta entrar em contato a hora que necessitar.
(Imagens: divulgação)