Os alagamentos são cada vez mais recorrentes em todo o Brasil e demandam cuidados específicos com os elevadores de um edifício.
Afinal, esse é um equipamento formado por diversos componentes e sistemas elétricos, o que significa que a ação da água pode prejudicar o seu funcionamento permanentemente.
Por esse motivo, é importante tomar cuidados antes, durante e após eventos climáticos como esse, garantindo que o aparelho continue operando de forma segura e eficiente, sem colocar em risco as pessoas que frequentam o prédio.
Para saber o que fazer com os elevadores em caso de alagamento, continue a leitura e saiba mais!
Ações preventivas antes do alagamento
Muitos eventos climáticos acontecem de forma repentina, surpreendendo as pessoas e gerando perdas significativas.
Por isso, é fundamental que haja um monitoramento cuidadoso das condições climáticas, para que eventos como os alagamentos não peguem o seu edifício de surpresa, já que muitas áreas do Brasil estão sujeitas a esse tipo de evento.
Assim, quando a chuva começa a cair, o ideal é verificar qual a previsão para os próximos dias e avaliar se há necessidade de tomar cuidados preventivos.
Caso a resposta seja afirmativa, a primeira ação a ser tomada é subir o elevador até o último andar, onde a cabina ficará longe da água.
Depois, é preciso desligar a chave geral do elevador, que fica na parte interna da casa de máquinas, interrompendo o fornecimento de energia elétrica do aparelho.
Por fim, não esqueça de orientar os moradores do prédio e as demais pessoas que frequentam o local.
Cuidados durante o alagamento
Durante o alagamento, infelizmente, não há muitas ações a serem tomadas, além de acompanhar o nível da água e aguardar a melhora das condições climáticas.
Nesse momento, o mais importante é que o elevador continue desligado e que não haja entrada na sua caixa.
Também é importante que o nível da água seja monitorado, para que seja possível determinar as ações a serem tomadas quando o evento passar.
Se houver água no poço do elevador, será necessário tomar uma série de cuidados antes de utilizá-lo novamente, pois nele estão localizados componentes como interruptores, polia tensora do cabo do limitador de velocidade, sensores de segurança e amortecedores da cabine.
Medidas necessárias após o episódio de alagamento
Quando o nível da água descer e as condições climáticas melhorarem, é hora de aplicar algumas medidas que permitirão utilizar o elevador novamente.
Caso ainda haja água acumulada no poço, será necessário bombeá-la para fora o mais breve possível, evitando que o líquido e a umidade danifiquem as peças instaladas no local.
Depois disso, ainda será preciso aguardar a secagem total dos componentes que fazem parte do equipamento, o que pode levar alguns dias.
Mesmo após a secagem, ainda não é hora de voltar a usar o elevador.
Para garantir a segurança de todos que utilizam o equipamento, é preciso agendar uma visita técnica com uma empresa especializada em manutenção e assistência técnica de elevadores.
Assim, profissionais capacitados poderão avaliar se houve algum dano à estrutura.
Essa é uma etapa fundamental para garantir o bom funcionamento do aparelho e a segurança das pessoas que o utilizam, uma vez que a ação da água pode gerar prejuízos a todo o sistema.
Para realizar essa análise técnica e uma manutenção cuidadosa, conte com os profissionais especializados da Elevadores São Paulo!
(Imagens: divulgação)