Artigos

Dicas e cuidados durante a limpeza de elevadores

Dicas e cuidados durante a limpeza de elevadores

A limpeza de elevadores contribui efetivamente no bom funcionamento dos equipamentos e na proteção e segurança das pessoas que se utilizam dele para se locomoverem no dia a dia.

Há alguns anos, um estudo publicado no Infection Control Today, um periódico focado em educar profissionais de controle de infecções e gestão de instalações, surpreendeu os usuários do meio de transporte mais seguro do mundo ao trazer um estudo indicando que o nível de bactérias em botões de elevadores chega a ser até 40 vezes maior do que em assentos de banheiros públicos.

Para o estudo, pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, usaram amostras de elevadores de hotéis, bancos, escritórios e aeroportos diversos.

Apesar existirem tipos de elevadores que contam com tecnologias que ajudam a purificar o ar interno e também evitar o toque com as mãos nos botões, a limpeza continua sendo fundamental para:

  • manter toda a superfície higienizada,
  • evitar ao máximo a proliferação de bactérias e vírus,
  • ajudar no bom funcionamento,
  • garantir uma boa impressão do local.

Porém, esse equipamento possui superfícies sensíveis que exigem cuidados especiais na hora de limpar, como os botões eletrônicos e os indicadores, além, é claro, dos espelhos, luminárias e pisos, que exigem métodos diferentes de higienização.

Por isso, selecionamos algumas dicas e cuidados para limpá-los com eficiência e segurança. Vamos conferir?

 

Dicas para manter a limpeza de elevadores eficiente

 

Fabricantes geralmente orientam que a limpeza de elevadores deve ser realizada, no mínimo, uma vez ao dia.

No entanto, em casos de edifícios com alta demanda de uso, como em condomínios comerciais, ela pode ser necessária mais de uma vez.

E a primeira dica é definir um horário de menor movimentação no local, para então interditar o elevador e o profissional responsável poder realizar a tarefa com mais tranquilidade.

Mantenha o equipamento desligado, as luzes do teto acesas e a porta sempre aberta durante todo o processo.

Saiba como funciona um elevador lendo aqui.

 

Produtos certos para superfícies delicadas

 

Boa parte dos elevadores tem superfícies em inox e essa área merece atenção especial na limpeza.

Use um pano umedecido macio com detergente neutro com água para passar no inox, secando em seguida com outro flanelado. Pode-se usar também removedores à base de amônia.

Já para os espelhos, utilize produtos específicos para essa superfície, finalizando com uma flanela limpa e seca.

Durante a limpeza de elevadores, outro ponto de cuidado é o painel de controle, a área mais tocada pelos usuários, e ela deve ser higienizada com desinfetantes específicos, indicados pelo fabricante.

Também pode ser utilizado um pano limpo levemente umedecido com álcool isopropílico, porém, cuidado com a segurança do local, afinal, o produto é inflamável e com possíveis riscos de inalação.

Para limpar os trilhos da porta, utilize um pincel macio, seco e limpo para retirar todos os resíduos que se acumulam. Se preferir, finalize com um aspirador e aproveite para passá-lo em todo o piso.

 

O que não fazer durante a limpeza de elevadores?

 

Também existe uma lista de coisas que não devem ser feitas durante a limpeza de elevadores, como, por exemplo:

 

  • não usar produtos corrosivos para limpar, afinal, eles podem danificar a superfície,
  • nas áreas em inox, evite usar esponjas e esfregões de aço, ou qualquer outro item que possa danificar ou provocar riscos e arranhões,
  • não aplique o produto usado direto na superfície, mas sempre no pano para evitar infiltrações e danos nos componentes,
  • evite uso de pano muito molhado, pois o excesso de líquido também podem infiltrar, queimar componentes elétricos e, claro, comprometer o funcionamento do elevador,
  • é proibido o uso de saponáceo, cloro, água sanitária ou qualquer outro produto abrasivo que venha comprometer as estruturas externas e internas do elevador,
  • nunca use mangueira ou baldes para jogar água no piso, ele deve ser limpo com pano úmido.

Agora que você conferiu nossas dicas e cuidados durante a limpeza desses equipamentos, que tal continuar a leitura e conhecer qual a relação entre elevadores e a valorização do imóvel?

(Imagens: divulgação)

Elevadores São Paulo