Muitos síndicos, proprietários e empreendedores precisam estar atentos e saber como melhorar a acessibilidade para deficientes em edifícios.
A inclusão social precisa fazer parte das prioridades do dia a dia, oportunizando para aqueles que possuem dificuldades de locomoção o acesso a todos os ambientes e em especial ao edifício na qual você administra ou é proprietário.
No Brasil, a Lei nº 10.098/2000 estabelece diretrizes gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, mas, além disso, existem manuais, normas, leis estaduais e municipais que também colaboram para que o deficiente possa receber a atenção devida.
Trata-se do respeito ao ser humano e uma maneira inteligente de oferecer a todos a oportunidade de acessarem os locais que desejam visitar.
Neste post, apresentaremos dicas que mostram como melhorar a acessibilidade para deficientes nas edificações. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Como melhorar a acessibilidade para deficientes em condomínios?
Se você busca dicas de como melhorar a acessibilidade para deficientes em condomínios residenciais, comerciais ou nas diversas edificações na qual é responsável, esteja atento às informações que seguem:
Adapte os banheiros
Os banheiros precisam ser adaptados de forma a atender a todos aqueles que necessitam de condições especiais para utilizá-los, portanto, eles precisam estar adequados às pessoas que possuem deficiência visual e mobilidade reduzida, além de atender a idosos e senhoras grávidas.
Para isso, eles devem atender as seguintes características:
- espaço amplo,
- pias e bacios adaptados,
- barras de suporte,
- interruptores e objetos ao alcance do usuário.
Tenha pisos regulares e antiderrapantes
A instalação de pisos regulares e antiderrapantes é outra medida que garante que pessoas que necessitam de um “olhar” especial possam sentir-se confortáveis em caminhar pelos corredores e dependências do edifício.
É importante lembrar que aqueles que possuem algum tipo de limitação estão sempre atentos aos locais por onde transitam, onde, em muitas ocasiões, evitam aqueles que possam colocá-los em risco.
Isso significa que pisos adequados representam um convite para que sintam-se seguros e tranquilos nos espaços que o seu edifício oferece.
Ofereça vagas especiais
As vagas especiais e preferenciais de estacionamento para deficientes e idosos são previstas em lei.
É importante lembrar que essas vagas precisam ter uma dimensão maior, pois devem possuir espaço suficiente para que um cadeirante possa manobrar e deslocar-se confortavelmente com sua cadeira de rodas.
Além disso, elas precisam ficar próximas das portas e elevadores, facilitando a locomoção.
Por fim, o espaço deve estar sinalizado, indicando a exclusividade e evitando que outros motoristas venham a utilizá-la.
Modernize os elevadores
A modernização dos elevadores possibilita que esses possam estar de acordo com as normas voltadas ao acesso dos deficientes.
Como exemplo, os botões devem estar em uma altura entre 80 cm e 1,20 m do piso, contendo os números em relevo para facilitar o uso de pessoas que possuam deficiência visual.
A instalação de um espelho no fundo do elevador ajuda os cadeirantes a perceberem quando chegam ao seu destino, pois, muitas vezes, eles ficam de costas para a porta e sem chances de manobrar a cadeira.
Corrimões na lateral e no fundo do elevador também são essenciais para servirem como apoio.
O fato é que o processo de modernização de elevadores já contempla todas as necessidades previstas na legislação, oferecendo conforto, segurança e garantindo que qualquer pessoa tenha condições de utilizar o veículo.
Conte com a Elevadores São Paulo
Agora que você já sabe como melhorar a acessibilidade para deficientes em prédios, conte com a Elevadores São Paulo.
Modernizar elevadores faz parte das nossas especialidades. Podemos, a partir de uma avaliação, apresentar uma solução que atenda as necessidades do seu condomínio ou empresa.
São mais de 15 anos de mercado, oferecendo serviços de qualidade, tais como:
- manutenção e conservação,
- atendimento 24 horas,
- reformas técnicas e estéticas,
- elaboração de laudos técnicos,
- desenvolvimento do Relatório de Inspeção Anual (RIA),
- adequação dos equipamentos às normas vigentes da ABNT.
Faça contato, conheça nossa estrutura e saiba o que podemos fazer pelo seu empreendimento quando o assunto são elevadores!
(Imagens: divulgação)