O elevador é considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo, mas, em época de coronavírus, ele se pode ser um agente transmissor para a doença COVID- 19.
De acordo com a Secretaria Municipal de Licenciamento somente na cidade de São Paulo existem mais de 77 mil elevadores transportando diariamente milhões de pessoas.
Em virtude do coronavírus a segurança oferecida pelos elevadores está comprometida.
Um estudo recente realizado nos EUA e publicado no The New EnglandJournalof Medicine mostra que o vírus causador da doença sobrevive horas no ar e dias em algumas superfícies, sendo que uma delas é o elevador.
Diante dessa realidade, nesse post você vai conhecer algumas recomendações essenciais para manter o elevador seguro e prevenir a COVID- 19.
Por que deve-se cuidar com o uso de elevadores?
Quando uma pessoa está contaminada ela transmite o vírus por meio de gotículas invisíveis que são eliminadas quando ela fala, tosse ou espirra.
Esses vírus podem ser transmitidos diretamente para a pessoa que está próximo ou ficar alojada nos painéis internos do elevador, paredes, bem como nos puxadores e nos botões de chamadas localizados em cada corredor.
Se um usuário tocar uma dessas áreas poderá ficar com o vírus na mão e caso toque na boca ou próximo dela, terá grandes chances de se contagiar e desenvolver a COVID- 19.
O contágio é muito rápido e a doença causada pelo coronavírus pode ser fatal, principalmente para os que fazem parte do grupo de risco, dentre eles:
- cardíacos,
- hipertensos,
- diabéticos,
- idosos
- quem sofre de doença crônica respiratória,
- ou insuficiência renal.
Por isso, os cuidados básicos dentro de um elevador são essenciais para salvar vidas e ajudar na redução da epidemia, podemos destacar as seguintes medidas preventivas:
Evite elevadores cheios
Uma das recomendações das autoridades de saúde para prevenir o contágio da COVID- 19 é evitar aglomerações ou manter uma distância mínima de 1 metro entre as pessoas.
Por isso, se o elevador já estiver cheio, não entre. Uma boa dica é usar as escadas sempre que possível.
Cuidado ao chamar o elevador
Existem situações que não tem como evitar o uso do elevador e quando isso acontecer tenha um lenço de papel ou um guardanapo em mãos para acioná-lo.
Cuidados ao entrar no elevador
Se o elevador do seu prédio for do modelo que tem o puxador para abrir e precisa ser empurrado para sair também utilize um lenço de papel ou um guardanapo para fazer isso.
O mesmo procedimento vale para acessar o painel interno que indica o andar.
Evite se encostar nas paredes internas, elas também podem estar com o vírus.
Lave bem as mãos
Ao sair do elevador o ideal é que as mãos sejam lavadas imediatamente com água e sabão.
Quando isso não for possível não deixe nunca de utilizar o álcool gel e enquanto não tiver passado o produto não aproxime a mão da boca, olhos ou nariz.
Ao lavar as mãos, não esqueça da parte interior das unhas.
Quais são as responsabilidades do condomínio?
Compete a cada condomínio orientar e exigir o cumprimento das ações que visam prevenir a COVID- 19.
É dever também disponibilizar álcool gel em todos os andares e se possível um recipiente com lenços ou guardanapos que devem ser direcionados ao lixo, depois do uso. Por isso, providenciar lixeiras em locais estratégicos é essencial.
É dever do condomínio ainda a higienização de toda a parte interna do elevador, principalmente dos botões de chamada, corrimão e dos botões de acesso exteriores, se possível, de hora em hora, para evitar a COVID- 19.
O aço inoxidável deve ser limpo, preferencialmente, com detergente neutro diluído em pouca água, para proteger as partes elétricas dos equipamentos. O uso do álcool a 70% também é eficaz.
Porém, cuidado, não se deve utilizar produtos a base de cloro e água sanitária, pois podem danificar o aço inoxidável do elevador.
Apesar da recomendação do álcool gel 70, estudos com especialistas da Universidade da Califórnia mostram que outros produtos têm também grande eficiência na eliminação do vírus, como água e sabão.
Independente do produto utilizado, nenhum deles deve ser aplicado diretamente nas peças ou superfícies do elevador, mas, sim, com um pano ou flanela que deve ser devidamente higienizado depois.
Agora que você conferiu as recomendações para evitar a COVID- 19 ao utilizar o elevador, que tal compartilhar essas informações com seus amigos e outros condomínios?
(Imagens: divulgação)