A casa de máquinas de elevador garante o funcionamento e o bom desempenho de todo o sistema e é essencial para a segurança do equipamento e das pessoas.
O elevador é um dos meios de transportes mais usados e seguros do mundo, tanto no transporte de cargas como de pessoas.
Segundo a prefeitura de São Paulo, a Secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) tem cadastrados 88.600 elevadores, desse total 77.900 são veículos destinados ao transporte de passageiros.
Do síndico do prédio ao passageiro, poucas são as pessoas que param para pensar o que tem por trás de um elevador para fazê-lo funcionar e garantir a segurança dos usuários.
Por isso, neste post você vai descobrir como funciona a casa de máquinas e a importância dela para o funcionamento e desempenho do elevador. Confira!
O funcionamento da casa de máquinas de elevador
A casa de máquinas é uma sala, ou um compartimento do edifício, destinada exclusivamente à instalação e armazenamento de aparelhos e componentes que possibilitam a movimentação e funcionamento do elevador.
Ou seja, é nessa sala que estão instalados todos os aparelhos e mecanismos que permitem o elevador subir e descer no andar desejado, quando é acionado.
É o principal local de trabalho dos técnicos que fazem a manutenção e inspeção, e também o lugar que alerta sobre o desempenho e eficiência do elevador.
Geralmente, ela está localizada no terraço do prédio logo acima da caixa do elevador, podendo também ficar no subsolo.
O acesso à casa de máquinas de elevador só é permitida às pessoas autorizadas, como:
- o síndico e zelador do prédio,
- profissionais responsáveis pela manutenção,
- técnicos que realizam a inspeção,
- bombeiros ou responsáveis pelo resgate, quando e se houver necessidade.
Componentes da casa de máquinas de elevador
Dificilmente ao entrar em um elevador questionamos o que faz ele subir e descer de forma tão natural, não é mesmo?
A casa de máquinas é o lugar que abriga tudo que o veículo precisa para funcionar e garantir um bom desempenho.
Por isso, ela é composta dos seguintes componentes:
Máquina de tração: responsável pelo movimento de subir e descer.
Motor de tração: fornece a potência necessária para a movimentação da cabina e do contrapeso.
Limitador de velocidade: dispositivo que monitora a velocidade do veículo a cada acesso e, caso ela exceda, o componente aciona o contato elétrico que corta a energia para o motor. Mas se o elevador ainda não parar, um segundo dispositivo mecânico dispara o freio de segurança, parando-o imediatamente.
Quadro de força: também chamado de quadro de energia, é o responsável por entregar a energia elétrica para o elevador funcionar. Também protege toda a instalação de sobrecargas e curto-circuito, permitindo ativar e desativar o fornecimento de energia com total segurança.
Quadro de comando: chamado também de cérebro do elevador, o quadro de comando é o responsável por identificar as chamadas e acionar o motor elétrico (o de tração) para que a cabina suba e desça ao andar solicitado.
É o quadro de comando que também ajuda a reduzir a velocidade quando o elevador está chegando próximo ao andar acessado, além de controlar o abrir e fechar das portas automáticas.
Precauções essenciais para garantir o bom funcionamento do elevador
A casa de máquinas de elevador é um espaço que exige cuidados para garantir a segurança dos equipamentos lá presentes e das pessoas.
Como já dissemos, um dos cuidados é em relação à entrada das pessoas. A porta deve sempre permanecer trancada e somente pessoas autorizadas podem ter acesso ao local.
Ainda em relação à porta, ela deve ser de material que não entra em combustão, ter fechamento automático e um comunicado de “entrada proibida” ou “acesso somente para pessoas autorizadas”.
Além disso, a norma NBR NM 207: Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação estabelece que a casa de máquinas de elevador precisa de:
- ventilação natural ou mecânica para evitar o aquecimento dos maquinários,
- iluminação com fonte de energia a parte daquela que abastece máquinas e dispositivos,
- extintor no seu interior.
O local também deve estar sempre limpo e organizado e ter no seu interior apenas máquinas e demais componentes relacionados ao funcionamento do elevador.
Então, ficou mais fácil entender como funciona a casa de máquinas do elevador do seu prédio?
Agora que você descobriu como funciona uma casa de máquinas de elevador, que tal acessar nosso site para conhecer os serviços da Elevadores São Paulo e garantir total segurança e melhor desempenho? Esperamos por você!
(Imagens: divulgação)