O desnivelamento em elevadores é um problema que precisa ser imediatamente verificado pelos profissionais que realizam a manutenção desses equipamentos.
Trata-se de uma falha que ocasiona a formação de um degrau entre a cabina e o piso do andar em que ele está parado.
Além de causar desconforto aos passageiros, essa situação pode provocar acidentes, especialmente com pessoas mais desatentas, que podem pisar em falso e cair devido à mudança inesperada de nível.
Sabe-se que o elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo, conforme o ranking da revista inglesa Condé Nast Traveler. Mesmo assim, esses equipamentos precisam dos processos de manutenção, visando atender a legislação e corresponder com a fama que possuem em todo o mundo.
Neste post, apresentaremos o que causa o desnivelamento dos elevadores, seus riscos e os cuidados que precisam ser tomados a partir dessa situação. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Causas mais comuns do desnivelamento em elevadores
Existem alguns fatores que podem causar o desnivelamento dos elevadores.
O desgaste de peças, por exemplo, é um dos motivos que podem estar ocasionando a formação desse degrau.
Com o tempo, os cabos podem se alongar, resultando em diferenças de nível na parada do elevador. Isso acaba gerando o desnivelamento.
Outra situação que pode levar o elevador a esse problema está na falta da manutenção preventiva e/ou preditiva, ou seja, as avaliações e eventuais substituições de peças que podem estar comprometendo o funcionamento adequado do equipamento.
Por fim, falhas nos sensores ou no sistema de controle podem levar à necessidade de substituição desses componentes para normalizar a situação.
Riscos causados pelo desnivelamento em elevadores
É bastante raro e improvável que um elevador caia, embora o desnivelamento cause nos passageiros a sensação de que isso está prestes a acontecer.
Porém, não é nada confortável para os usuários viajarem em um equipamento que apresenta esse defeito, já que quedas e tropeços ocorrem em função do degrau formado na sua entrada.
Além disso, essa situação é o resultado de algum dano, portanto, se não avaliado imediatamente, inicia-se um processo de diminuição de sua vida útil, uma vez que peças e componentes estão comprometendo o seu funcionamento.
O fato é que essa situação causa muito desconforto, insegurança e acaba refletindo na imagem do condomínio em que os elevadores estão instalados.
Cuidados preventivos e soluções para corrigir o desnivelamento
Uma das melhores maneiras para evitar que o desnivelamento de elevadores ocorra é ter um contrato de manutenção preventiva com uma empresa especializada, que possa oferecer serviços de qualidade e possua o credenciamento junto aos órgãos competentes.
O sucesso, considerando a qualidade dos equipamentos disponibilizados aos usuários e a redução dos custos operacionais, está na prevenção.
Desse modo, a manutenção tem foco em verificações específicas, como:
- alinhamento das portas,
- calibração dos sensores,
- correção de desnivelamento,
- substituição de peças danificadas,
- ajustes mecânicos e elétricos.
O descaso com o assunto, ainda que o problema seja uma pequena diferença entre os pisos, pode agravar a situação e transformar uma reparação simples em substituições de peças importantes e caras.
Além disso, os usuários não estarão confortáveis para realizar a viagem em elevadores que apresentam esse problema.
Por conta disso, vale a pena contar com a Elevadores São Paulo para garantir a segurança dos equipamentos e ter uma equipe de profissionais à disposição para lidar com diversos problemas!
(Imagens: divulgação)