A preditiva é um tipo de manutenção de elevadores que consiste na identificação de possíveis falhas antes que elas ocorram, o que acaba por aumentar a segurança dos equipamentos e reduzir os custos.
Considera-se a manutenção um fator determinante e obrigatório para garantir a segurança do equipamento e das pessoas, bem como a eficiência do sistema e a durabilidade do veículo.
Em vigor desde abril de 2024, a NBR 16858 passou a estabelecer critérios mais rigorosos sobre a segurança na construção, instalação e operação de elevadores de passageiros, em substituição a: NBR NM 207, NBR NM 267 e NBR 16042.
A NBR 16083, especialmente, dispõe sobre a manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.
Existem alguns municípios que também têm suas legislações, estabelecendo critérios sobre a instalação, operacionalidade e manutenção desses equipamentos, como na Lei Municipal nº 10.348/1987.
A legislação para elevadores visa proteger e garantir que os cuidados e manutenções necessários sejam realizados.
Quanto à manutenção, ela pode ser:
- corretiva,
- preventiva,
- preditiva.
Neste post, você vai conhecer a manutenção preditiva e descobrir como essa abordagem ajuda a elevar a segurança e reduzir custos. Continue a leitura e saiba mais!
A manutenção de elevadores com objetivos preditivos
A manutenção corretiva é realizada quando o equipamento apresenta alguma falha ou problema e precisa ser consertado.
Já a preventiva é o tipo de manutenção de elevadores que visa prevenir paradas ou falhas no sistema e na máquina, a partir de avaliações periódicas nos quais as engrenagens são limpas, os sistemas lubrificados e sua programação analisada.
E a manutenção preditiva?
A preditiva vem se confirmando como a melhor abordagem para garantir a segurança do sistema e o funcionamento do elevador.
Ela utiliza tecnologias avançadas para monitorar o desempenho dos equipamentos e obter dados a fim de identificar possíveis problemas antes que ocorram falhas graves, evitando dessa forma:
- paradas não programadas,
- custos em reparos emergenciais.
Leia também: Manutenção de elevador: peças analisadas e coberturas de contrato.
Benefícios da manutenção preditiva
A manutenção de elevadores com abordagem preditiva pretende evitar falhas graves, o que acaba por oferecer maior segurança para os usuários do edifício e redução de custos para o condomínio, seja ele residencial ou comercial.
Também consegue evitar longos períodos de paradas dos elevadores por falta de funcionamento, seja originado por defeitos ou problemas que poderiam ser evitados.
E, claro, garante melhor funcionamento e maior vida útil aos equipamentos.
Como a predição é aplicada na manutenção de elevadores?
Segundo a Revista Elevador Brasil, elevadores inteligentes e conectados são tendências no mercado.
A abordagem preditiva utiliza sensores e inteligência artificial, ou mesmo equipamentos integrados aos sistemas de IoT (Internet das Coisas), que permitem:
- monitoramento em tempo real,
- diagnósticos preditivos mais assertivos,
- identificação de padrões que possam indicar possíveis falhas,
- ajustes automáticos 24 horas.
Essas possibilidades acabam por garantir mais segurança, economia de energia e redução de custos com manutenções corretivas, além, é claro, de planejar o momento certo para a manutenção de elevadores, sem afetar o fluxo das pessoas.
Agora que você conferiu as vantagens da manutenção de elevadores com abordagem preditiva, conte com a Elevadores São Paulo para garantir a segurança nos elevadores e a modernidade nos seus equipamentos.
(Imagens: divulgação)