Quando se fala em retrofit dos elevadores, temas como segurança, modernização, economia, valorização e cumprimento da legislação acompanham o assunto.
Como qualquer equipamento, o elevador também precisa passar por processos de manutenção e ajustes, uma vez que o desgaste é natural.
Nesse sentido, investimentos precisam ser realizados para a qualidade de vida dos moradores ou usuários.
Com o avanço tecnológico, o aprimoramento desses equipamentos oportuniza uma maior segurança ao ambiente, além, é claro, de modernizar suas funções e valorizar o imóvel.
Quem já não teve alguma experiência onde receou utilizar um elevador barulhento e com uma tecnologia ultrapassada?!
Olhando para o equipamento a ser utilizado, faz-se automaticamente uma ideia de como é tratada a manutenção do elevador e, em alguns casos, sempre fica aquele sentimento que é preferível utilizar as escadas.
Nesse post vamos tratar sobre esse assunto e mostrar as vantagens do retrofit dos elevadores. Continue lendo e confira!
O que é retrofit dos elevadores?
Retrofit dos elevadores é uma expressão da área de engenharia que serve para designar a modernização desse equipamento.
Esse trabalho é realizado preservando-se o que funciona e está adequado ao elevador, mas realizando as mudanças que atendam às novas normas e legislação, garantindo segurança e estendendo a vida útil dos equipamentos.
Como o retrofit dos elevadores é feito?
O Secovi-SP, maior sindicato do mercado imobiliário da América Latina, indica duas condições em que o retrofit precisa ser realizado:
- nos casos onde reduz custos se comparado com a instalação de novos equipamentos,
- nos casos onde a edificação é antiga e necessita de novas funções e modernização na utilização dos elevadores, se adequando às normas e leis vigentes.
Para cada imóvel e situação existe a necessidade de uma avaliação prévia, onde se analisa o equipamento e as necessidades do local.
Essa análise deve atender às seguintes avaliações:
- máquinas de tração,
- comando eletrônico,
- sistema de controle de velocidade,
- componentes como: caixas, fiação, cabos de manobra e chaves limite de segurança,
- portas externas,
- cabinas onde são verificados as botoeiras, portas internas e suas operações,
A partir desse levantamento e da aprovação da proposta técnica comercial, os serviços são executados.
O tempo dos serviços está relacionado às necessidades de cada imóvel, portanto, só pode ser estimado após esse levantamento.
Quais os benefícios de investir no retrofit?
O investimento no retrofit dos elevadores trazem muitos benefícios ao condomínio, seja ele residencial ou comercial.
Os mais tangíveis envolvem a modernização dos equipamentos, onde, além da aparência, a troca de tecnologia promove maior conforto aos usuários.
Atrelado à tecnologia, a segurança do equipamento também é outro fator de extrema importância, uma vez que novas tecnologias evitam problemas e riscos, identificando-os através de sistemas e possibilitando ainda um menor custo de manutenção.
Podem ser destacados, além desses fatores, o cumprimento da legislação e das normas estabelecidas, o que evita uma série de possíveis problemas.
Além desses benefícios apresentados, também precisam ser considerados:
- melhoria do tráfego com a redução do tempo de espera,
- economia no consumo de energia elétrica em razão das novas tecnologias aplicadas ao equipamento,
- valorização do patrimônio.
Se você ainda tem dúvidas a esse respeito, o melhor a fazer é buscar informações junto a profissionais qualificados que podem apresentar um esboço das possibilidades com relação à situação do seu imóvel.
Conheça mais sobre retrofit dos elevadores contatando a Elevadores São Paulo, uma empresa especializada e que poderá lhe apresentar as melhores soluções dentro da realidade do seu condomínio!
(Imagens: divulgação)