Entrar em um elevador antigo, onde o painel de controle não funciona corretamente e as paredes estão envelhecidas pelo tempo, não é uma boa experiência.
A sensação é de receio, pois, mesmo que tudo esteja de acordo com as normas de segurança, a impressão que se tem é de estar correndo riscos.
Além do desconforto causado ao usuário, existem outras razões que fazem com que a modernização de elevadores seja necessária.
Por que modernizar o elevador? Vale a pena reformá-lo? Quanto custa a modernização?
Nesse post vamos apresentar a resposta para todas essas perguntas. Continue lendo e tire suas próprias conclusões!
Vantagens na modernização de elevadores
São inúmeras as vantagens na modernização dos elevadores.
Nos edifícios comerciais, por exemplo, é nítida a desmotivação e o medo de algumas pessoas em embarcar em um elevador que não apresente um bom aspecto físico.
Isso acaba prejudicando as empresas estabelecidas no prédio, pois, o elevador passa a ser um obstáculo aos negócios em função da sua precariedade, mesmo que seja apenas no aspecto visual.
Além dessa situação que, por si só, já seria suficiente para a modernização de elevadores, existem outras que mostram o quanto vale a pena investir nisso:
Diminuição do valor da conta de energia
Os sistemas modernos permitem que um elevador economize até 40% de energia elétrica.
Isso se dá em função dos novos sistemas eletrônicos com inversão de frequência, conhecidos como VVVF (variação de velocidade pela variação de voltagem e frequência).
A partir desse sistema o elevador inicia sua movimentação com uma corrente bem menor de energia, não forçando o equipamento e aumentando a vida útil das peças.
Diminuição de falhas e menor custo de manutenção
A tecnologia também contribui para a diminuição de falhas e consequente redução nos custos com manutenção.
Elevadores antigos apresentam muitos problemas, onde o desgaste de uma peça acaba danificando todo o sistema e causando inúmeras paradas para consertos.
A falta de peças para reposição é outro fator que atrapalha a manutenção dos equipamentos antigos, o que acaba obrigando o edifício a interditar um dos elevadores, congestionando os outros, sobrecarregando-os e criando um desconforto a todos os usuários.
Com a modernização de elevadores, os custos com manutenção caem, diminuindo, inclusive, os desgastes das peças mecânicas, em função do menor esforço das máquinas.
Mais Conforto
Todos nós já passamos por alguma experiência em que o elevador parece que vai cair, tamanho é a movimentação do equipamento quando está em funcionamento.
Os solavancos na partida e as paradas bruscas assustam as pessoas e as fazem repensar se voltariam a utilizar o elevador novamente.
Os elevadores modernos se movimentam com suavidade, ficando quase que imperceptível seu deslocamento.
Além do que, os elevadores antigos, ocasionalmente, apresentam falta de nivelamento, criando um degrau entre o piso do andar e o próprio elevador.
Ao abrir a porta, isso causa uma dificuldade no acesso e pode gerar acidentes aos usuários.
Novas tecnologias foram desenvolvidas para que isso não ocorra, onde o elevador para exatamente no nível do piso.
É nítida a diferença entre os dois exemplos e o nível de conforto que cada um proporciona.
Maior acessibilidade
Os elevadores modernos permitem o acesso aos portadores de necessidades especiais, promovendo a inclusão social.
Normalmente, elevadores antigos possuem portas que dificultam o acesso de cadeiras de rodas, uma vez que na época em que foram concebidos não existia uma legislação específica para isso.
O conforto, segurança e facilidade de acesso é um direito do cidadão previsto em lei e ele é previsto nos projetos de modernização de elevadores.
Design e visual moderno
Alguns elevadores, ainda hoje, não possuem as portas automáticas.
Automatizá-las e ter um design moderno faz toda a diferença no aspecto visual do elevador.
Também é necessário cuidar do painel de botões.
Os que possuem números legíveis e que acendem ao contato, ou ainda que tenham anunciador de andar por voz, faz toda a diferença, especialmente para os deficientes visuais.
Patrimônio valorizado
A modernização de elevadores também valoriza o ambiente e o patrimônio.
Investir nos elevadores, além de todas as vantagens apresentadas, é atender às normas atuais e a legislação, proporcionando a segurança que não existia anteriormente em função da tecnologia embarcada.
Quanto custa uma modernização?
O investimento em uma obra de modernização varia muito de cada projeto, de quais materiais serão trocados, quantidade de paradas, modelo de equipamento, etc.
Esse valor pode variar de R$ 20.000,00 até R$ 100.000,00.
Solicite uma proposta da Elevadores São Paulo sem compromisso. Nós somos especialistas em projetos de modernização de elevadores.
(Imagens: divulgação)