Artigos

Quem pode realizar manutenção e reforma de elevadores?

Quem pode realizar manutenção e reforma de elevadores?

Um assunto que gera muitas dúvidas diz respeito a quem pode realizar a manutenção e reforma de elevadores.

Infelizmente, muitas empresas, no intuito de garantir receita e “forçar” os condomínios a adquirirem algum dos seus equipamentos a continuarem “presos” ao negócio, apresentam informações que não condizem com a verdade.

Não são raros os casos onde afirmam que outras empresas da área não podem prestar serviços de manutenção.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a Lei nº 52.340, exige que as empresas que prestam esse tipo de serviço, precisam obrigatoriamente de:

  • auto de licença de funcionamento do município de São Paulo,
  • registro da empresa junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA),
  • comprovação da existência de engenheiro responsável vinculado a empresa.

A partir do atendimento a todas as exigências e aprovação do Departamento de Controle de Uso de Imóveis (CONTRU), a empresa solicitante estará apta a desenvolver os serviços de conservação de aparelhos de transporte vertical ou horizontal (elevadores).

Neste post, apresentaremos detalhes a respeito de quem pode realizar manutenção e reforma de equipamentos de transporte nos condomínios.

Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é manutenção e reforma de elevadores?

Reformar é atualizar versões, melhorar o desempenho e implementar tecnologias e acessibilidades que não existiam até então nos elevadores.

Já a manutenção é avaliar se a estrutura e as funcionalidades continuam atendendo às normas de segurança, bem como testar as operações do elevador e prevenir futuras paralisações, fazendo substituições de peças que possam comprometer o bom uso do equipamento.

Esse serviço é exclusividade da montadora?

Diferente do que muita gente imagina, o conserto e manutenção de elevadores não é exclusividade da empresa que o montou ou ainda daquela que o fabricou.

A tecnologia adotada nos elevadores está disponível às empresas especializadas, o que proporcionou ao mercado a entrada de prestadores de serviços que se propõem a desenvolver um trabalho diferenciado de extrema qualidade e com valores mais acessíveis.

Portanto, a partir do vencimento do prazo de garantia dos elevadores, é um direito e uma excelente ideia avaliar propostas para a manutenção desses equipamentos com empresas que não a montadora.

Atualmente peças e conhecimento técnico não são mais problemas para a área de manutenção, as fabricantes são obrigadas por lei comercializar peças de reposição, por isso, avalie os fornecedores e faça o melhor contrato possível para o seu condomínio.

O diferencial está na qualidade do trabalho oferecido.

Qualidade, rapidez e preços justos são realidades que seu condomínio pode encontrar no mercado de manutenção e reforma de elevadores.

Por que realizar a manutenção e reforma de elevadores?

A manutenção e reforma de elevadores é uma exigência legal, sob responsabilidade do Poder Legislativo de cada município do país.

No entanto, existem normas definidas que precisam ser obedecidas nessas ações, onde as principais estão contidas na NBR 16.083, que apresenta detalhes técnicos envolvendo:

  • operações de configurações e ajustes,
  • verificação das funcionalidades,
  • reparos ou mudanças de componentes,
  • lubrificação e limpeza,
  • operações de resgates de passageiros.

Além das leis, as ações visando manter esses equipamentos sempre em boas condições de funcionamento, evitam acidentes que podem provocar sérios prejuízos e consequências a seus ocupantes.

Apesar do nível de segurança existente nos elevadores, periodicamente a mídia divulga acidentes graves levando pessoas a hospitais e a óbito.

A responsabilidade por essas situações envolve o condomínio e o síndico de onde o problema aconteceu, especialmente quando a legislação não é atendida.

Tipos de manutenção de elevadores

Existem 3 tipos de manutenção que podem ser realizadas nos elevadores.

A corretiva é aquela que é realizada quando o problema já ocorreu, ou seja, o elevador está apresentando algum defeito ou parado, impossibilitando que os usuários o utilizem.

Essa é a forma mais cara para resolver problemas envolvendo manutenção, pois, normalmente, as peças já estão danificadas e outros componentes podem ter sido afetados em função do problema apresentado.

A manutenção preventiva é aquela realizada periodicamente e que, conforme já mencionado anteriormente, avalia as condições de todos as funcionalidades, configurações e componentes, agindo antes que o veículo venha a apresentar problemas.

Por último, existe a preditiva, um modelo que se antecipa ainda mais ao problema, pois providencia a troca de peças tomando por base dados estatísticos e indicadores que acusam o tempo de vida útil a ser vencido pelos componentes.

Isso significa que antes da peça apresentar qualquer problema, ela é trocada quando próximo da sua data de vencimento.

Com que periodicidade realizar essas manutenções?

As manutenções preventivas, ou seja, aquelas onde um contrato é assinado com a empresa que disponibilizará os serviços, são realizadas a cada 30 dias.

No caso da opção pela preditiva, que pode estar incorporada na preventiva, o período é o mesmo, ou seja, todo mês uma equipe técnica capacitada deverá fazer a inspeção e avaliação dos sistemas de transporte do edifício.

Nos casos envolvendo problemas (corretiva) é necessário contar com os profissionais no menor espaço de tempo, pois, muitas vezes, algumas pessoas podem estar presas no elevador.

Portanto, é muito importante a verificação da estrutura e da capacidade de atendimento da empresa a ser contratada.

Como escolher uma empresa para manutenção e reforma de elevadores?

Apesar das inúmeras opções existentes no mercado, é preciso atenção para escolher o fornecedor correto.

Alguns aspectos que envolvam estrutura e capacidade técnica precisam ser verificados, bem como o histórico de serviços realizados também é fundamental para uma análise criteriosa.

Dentre os pontos que precisam ser vistos para acertar na escolha do novo fornecedor de serviços, é importante a atenção para alguns itens como:

  • experiência no mercado,
  • profissionais capacitados,
  • empresa registrada nos órgãos competentes (como CREA e Prefeitura),
  • estoque de peças,
  • atendimento 24 horas,
  • preços competitivos.

A concorrência existe para possibilitar aos usuários a livre escolha e a melhor opção para a sua realidade.

Agora que você já sabe quem pode realizar manutenção e reforma desses equipamentos, além de detalhes a esse respeito, leia nosso post que apresenta a inspeção de elevadores: entenda mais sobre o RIA!

(Imagens: divulgação)

Elevadores São Paulo