Os elevadores de carga são meios de transportes que precisam oferecer resistência e qualidade, afinal, através desses equipamentos, materiais são movimentados diariamente atendendo as mais diversas necessidades.
Diferente daqueles desenvolvidos para o transporte humano, esses elevadores precisam ser resistentes e adequados ao tipo de carga e de transporte para os quais foram dimensionados, além de atenderem a legislação vigente.
São encontrados em instalações de empresas que atuam nos mais diversos segmentos, dos quais se destacam:
- indústrias,
- armazéns,
- centros comerciais,
- construção civil,
- estacionamentos,
- supermercados, etc.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define regras e determinações que precisam ser observadas tanto na sua fabricação quanto na instalação e também no seu uso, são elas: NBR NM 267 e NBR 14712.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre os elevadores de carga, um importante meio de transporte que precisa de cuidados e atenção para estar sempre em perfeito funcionamento. Continue lendo e confira!
Entenda o funcionamento dos elevadores de carga
Existem diversos tipos de elevadores de carga, atendendo às atividades específicas e necessidades de cada empreendimento.
Um equipamento instalado em um shopping center é diferente daquele que atende uma obra da construção civil, pois os materiais a serem transportados e as condições ambientais são completamente distintas.
Apesar disso, todos têm o mesmo objetivo, ou seja, movimentar cargas de forma vertical, facilitando e agilizando esses processos.
Infelizmente, as improvisações e a falta de cuidado continuam fazendo vítimas em acidentes envolvendo esse tipo de transporte, especialmente quando não existe a atenção para a manutenção desses veículos.
Tipos de elevadores de carga
Os elevadores de carga são divididos em três tipos.
Aqueles da Classe A são conhecidos como elevadores de serviço, onde a capacidade não pode exceder 25% da carga nominal do elevador.
O carregamento não pode ser feito através de empilhadeiras motorizadas, portanto, é muito utilizado nos ambientes comerciais e empresas prestadoras de serviços.
Já o segundo tipo é conhecido como o de Classe B, destinado ao transporte de veículos.
São bastante comuns em estacionamentos e podem transportar veículos de passageiros e caminhões.
Por último, existem os elevadores de carga da Classe C, onde as cargas são movimentadas através de empilhadeiras motorizadas que não podem exceder 50% da carga nominal do equipamento.
Existem três tipos de elevadores nessa classe:
- C-1 – para carregamento de caminhões, onde esse pode ser movimentado com a carga,
- C-2 – o caminhão não pode entrar no elevador com a carga,
- C-3 – para o transporte de cargas de volume único em conjunto com a empilhadeira, não podendo ultrapassar 100% da sua capacidade.
Motivos para utilizar esses elevadores na sua empresa
Não é difícil compreender a necessidade desse tipo de transporte para empresas que possuem espaços que vão além do térreo.
Todo o trabalho de movimentação das mercadorias é agilizado, pois são evitados os esforços e as dificuldades existentes na realização do transporte dos itens através das escadas.
Isso implica diminuir as possibilidades de acidentes envolvendo quedas e prejuízos materiais, como garante a segurança dos próprios colaboradores com relação a lesões provocadas pelo esforço físico.
Além disso, pode-se otimizar os espaços, aproveitando os ambientes para o armazenamento de mercadorias, mesmo quando esses locais ficam no subsolo ou em andares superiores.
Independente do uso e do modelo a ser adotado para os elevadores de carga, deve-se sempre contar com uma empresa especializada que possa manter esses equipamentos nas condições ideais de funcionamento.
Lembrando que os elevadores de carga são para uso exclusivo para esse fim. O transporte de passageiros nesses tipos de elevadores é proibido.
Para isso, vale a pena conhecer os serviços da Elevadores São Paulo, uma empresa que há mais de 15 anos oferece o que existe de melhor em manutenção, garantindo o cumprimento da legislação e a segurança de todos os envolvidos neste importante meio de transporte!
(Imagens: divulgação)