Muita gente usa esse equipamento, porém, são poucos os que sabem como funciona um elevador.
Um estudo realizado e publicado pela revista norte-americana Condé Nast Traveler, mostrou que o elevador é o veículo mais seguro do mundo, onde as mortes nesses equipamentos são raras.
Outra curiosidade que merece destaque é a quantidade desse meio de transporte na cidade de São Paulo.
Segundo a Prefeitura Municipal, no final do ano de 2021, eram 88.600 elevadores destinados ao transporte de passageiros e cargas, apenas na capital paulista.
Neste post, apresentaremos detalhes para que você saiba como funciona um elevador. Continue lendo e saiba mais a respeito desse curioso assunto!
Saiba como funciona um elevador
Para respondermos como funciona um elevador, é importante conhecermos os seus principais componentes:
- cabina,
- cabos de tração,
- contrapeso,
- quadro de comandos,
- guias,
- máquina de tração,
- sistema de freios,
- limitador de velocidade.
A cabina, local que as pessoas utilizam para o transporte, é sustentada normalmente por 6 a 8 cabos de aços.
Ela é montada sobre uma plataforma em uma armação de aço que desliza pelas guias, conhecidas também como trilhos.
Ao apertar o botão para a viagem, você está acessando o quadro de comandos que envia um sinal para a máquina de tração, indicando qual movimento deverá ser realizado, o conhecido sobe ou desce.
Para que a cabina se movimente, existe o que é conhecido como contrapeso, um sistema que faz a viagem inversa ao do elevador, também deslizando pelas guias.
Essa ação permite o equilíbrio do peso e possibilita que a máquina de tração suba a cabine com os passageiros, enquanto desce o contrapeso ou a situação inversa quando a viagem é de descida.
O que acontece se o sistema de freio falhar?
Agora que você já compreende um pouco mais sobre como funciona um elevador, vamos apresentar o seu sistema de freio.
Quando o quadro de comando é acionado, sabe-se exatamente em qual andar uma pessoa deseja desembarcar, portanto, ao se aproximar do local, a máquina de tração aciona o sistema de freio que diminui a velocidade e para no piso desejado.
Caso o sistema de freio venha a falhar, um fato bastante raro, existe um outro dispositivo chamado freio de segurança.
A partir do momento em que o limitador de velocidade identifica que o transporte está sendo realizado em uma velocidade acima do normal, fato que pode ocorrer em função do não respeito à capacidade máxima do equipamento, o freio de segurança é acionado “travando” o elevador nas guias e o motor da máquina de tração é desligado.
Como as portas do elevador abrem e fecham?
Outra preocupação dos passageiros de elevadores diz respeito à possibilidade de ficarem trancados no equipamento.
Essa situação pode ocorrer em função da falta de energia ou quando os elevadores não recebem a devida atenção com relação ao processo de manutenção.
Elevadores modernos possuem um sistema no qual a porta de pavimento abre simultaneamente com a porta de cabine do elevador. Esse modelo de porta é chamado de abertura automática, podendo ter abertura lateral ou central.
Aqueles mais antigos possuem um sistema diferente, onde o elevador, quando chega no andar, abre somente a porta de cabina. A porta de pavimento fica fechada, sendo necessário o usuário puxar a porta para abrir e entrar no elevador. Esse modelo de porta é chamado de eixo vertical.
Em ambos os casos, o controle de abertura e fechamento das portas é comandada pelo próprio quadro de comando, e somente após a confirmação elétrica de que todas as portas estão fechadas e travadas, é que a cabine irá se movimentar.
Toda essa estrutura é que possibilita a esse meio de transporte a liderança no ranking de segurança em todo o mundo.
Porém, os serviços de manutenção mensal são indispensáveis.
É exatamente nessa atividade que possíveis desgastes das peças podem ser localizados e as substituições realizadas, evitando qualquer acidente.
Agora que você já sabe como funciona um elevador, acesse nossos vídeos e conheça mais sobre esse fantástico equipamento que faz toda a diferença em nossas vidas!
(Imagens: divulgação)