A manutenção gratuita de elevadores pode se transformar em uma grande dor de cabeça para condomínios e proprietários de imóveis.
A criatividade e a vontade de se obter sucesso nas operações comerciais são dignas de elogios e aplausos, desde que sejam realizadas de forma legal, com qualidade e oferecendo efetivamente vantagens ao mercado.
No entanto, lamentavelmente, não é isso que acontece na maior parte das vezes.
A primeira pergunta a ser feita quando uma proposta incomum é apresentada, está relacionada aos objetivos do proponente. O que o fornecedor deseja obter com essa proposta? O que ele ganha com isso?
Uma das regras de livre comércio está na obtenção de lucro, o que nos leva a imaginar que por trás de tantas vantagens, existe algo que não está claro.
Nesse post vamos apresentar os cuidados que deve-se ter ao aceitar a manutenção gratuita de elevadores. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Por que algumas empresas oferecem manutenção gratuita por vários meses?
A manutenção faz parte de qualquer negócio, envolvendo os mais diversos tipos de equipamentos e máquinas, tais como:
- aviões,
- automóveis,
- eletrodomésticos,
- computadores,
- elevadores.
Após a aquisição do item, existe um período chamado de garantia, onde o fabricante precisa cobrir todas as despesas de peças e serviços, previstos na legislação.
Após esse período é comum que os proprietários desses equipamentos busquem uma alternativa para diminuir os custos de manutenção.
No caso dos elevadores, um contrato de manutenção é uma excelente opção para a diminuição de custos e uma garantia de qualidade e segurança do ambiente.
Nesse segmento, algumas empresas oferecem um contrato gratuito de manutenção por vários meses, inclusive, já apareceram no mercado ofertas de 6 meses, tudo isso para atrair os clientes.
No entanto, existem e fatores que devem ser observados durante e após esse período.
O primeiro deles é durante o decorrer da vigência contratual, no qual há o pedido excessivo de substituições de peças, uma maneira que a empresa busca para reduzir o prejuízo da gratuidade.
E a segunda e mais perigosa é o cliente ter de continuar com o mesmo fornecedor por prazos que chegam até a 4 ou 5 anos, estabelecendo-se multa no caso de rescisão.
Com isso, o cliente fica “amarrado” ao contrato e sem opção, pois a multa estabelecida envolve grandes quantias que inviabiliza o seu rompimento.
A multa em quebra de contrato é uma prática legal?
Legalmente a multa no caso de quebra de contrato pode ser estabelecida, no entanto, ela não deve ser considerada abusiva.
As empresas que oferecem contratos de manutenção por seis meses de forma gratuita, normalmente cobram 50% do valor devido até o término do contrato como multa rescisória, o que é um absurdo e proibido por lei.
Mesmo que exista uma defesa legal para uma situação como essa, os problemas e as despesas envolvendo processos jurídicos e o tempo para a sua conclusão, trazem prejuízos e muitos transtornos para os empreendimentos que se envolveram nessa situação.
Portanto, preste muita atenção no conteúdo do contrato antes de assiná-lo, preferencialmente peça a orientação de um advogado para a verificação das cláusulas que podem causar grandes prejuízos ao condomínio.
Como contratar uma boa empresa de manutenção de elevadores?
As empresas que confiam no trabalho e na sua capacidade em atender com qualidade seus clientes, não oferecem “descontos milagrosos”, pois trabalham com preços justos, onde todos ganham.
Portanto, desconfie de propostas que prometem vantagens excepcionais, pois em algum momento a “conta” será apresentada e uma briga se inicia nos tribunais.
Busque sempre por empresas reconhecidas no mercado, avalie o seu currículo, converse com outros clientes a respeito, analise os contratos e documentos apresentados e observe se a empresa age atendendo a legislação e cumprindo as normas estabelecidas.
Não confie em manutenção gratuita, pois, elas simplesmente não existem.
Para ter qualidade, transparência e trabalhos que atendam as necessidades do seu negócio, procure por empresas experientes, com profissionais qualificados e que trabalhem com contratos justos, priorizando a fidelidade de seus clientes através dos serviços prestados.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre manutenção gratuita contate a Elevadores São Paulo, uma empresa com mais de 15 anos de mercado.
(Imagens: divulgação)