Muitas pessoas se negam a entrar nos elevadores durante a chuva, principalmente quando os raios e tempestades acompanham esse fenômeno natural.
Será exagero ou realmente problemas sérios podem acontecer nessas ocasiões?
Existem duas situações que precisam ser consideradas nessas ocasiões:
- o volume da chuva,
- o acompanhamento de raios e trovoadas.
A água pode se transformar em um grande contratempo para os equipamentos elétricos, impossibilitando o seu funcionamento e ocasionando choques em seus usuários.
Os temporais, comumente, causam dificuldades na distribuição de energia elétrica, o que inviabiliza a utilização de diversos tipos de aparelhos e dispositivos.
Neste post apresentamos o que pode acontecer com os elevadores durante a chuva. Continue lendo e saiba mais a respeito!
A chuva causa algum impacto nos elevadores?
Sim! A chuva pode causar muitos problemas nos elevadores, especialmente, se a água atingir a casa de máquinas, afetando o motor, painel de comando e os periféricos do equipamento.
Na observância da invasão de água no poço do elevador, deve-se desligar os equipamentos imediatamente e solicitar a presença de especialistas para uma avaliação a respeito do seu funcionamento.
Eles também devem ser desligados durante tempestades e temporais caso se perceba a oscilação da energia elétrica, pois além de poderem causar danos elétricos nos painéis elétricos dos elevadores, caso o edifício não tiver um gerador próprio, as chances de alguém ficar preso nesses equipamentos por falta de energia são grandes.
Caso isso aconteça, deve-se chamar os bombeiros ou a assistência técnica autorizada para providenciar o resgate das pessoas.
Como proteger elevadores durante a chuva?
Algumas medidas preventivas podem ser efetuadas para proteger os elevadores durante a chuva.
Dentre as ações a serem realizadas, destacam-se:
- realizar a manutenção do para-raios do edifício,
- eliminar infiltrações e possibilidades de entrada de água na casa de máquinas,
- utilizar pouca água quando da limpeza e higienização dos equipamentos,
- solicitar aos usuários que não entrem no elevador com guarda-chuvas ou capas encharcadas,
- desligar os equipamentos durante as tempestades,
- realizar a manutenção preventiva dos elevadores.
O segredo está na prevenção, portanto, é importante que a equipe de zeladores, recepcionistas e os próprios moradores consigam reconhecer os problemas e possam alertar os responsáveis a respeito da situação.
O síndico, por sua vez, deve sempre priorizar a segurança dos usuários dos equipamentos, tomando as medidas corretas e necessárias para que se evite contratempos e aborrecimentos.
O que fazer quando a chuva acabar?
Após as chuvas ou tempestades, a primeira coisa a ser feita é avaliar as condições dos elevadores.
Caso esses estejam molhados, é necessária aguardar sua secagem, seguindo as normas e orientações da equipe de manutenção dos equipamentos.
Também é preciso avaliar se a casa de máquinas foi afetada pela água. Se tiver sido, é fundamental chamar os técnicos para uma avaliação mais criteriosa, evitando-se acidentes e danos mais sérios.
Como se observa, a água não combina com esses equipamentos, portanto, todos os cuidados devem ser tomados para se evitar acidentes.
No entanto, nada impede o seu uso nessas condições climáticas, quando as providências e cuidados são tomados da forma adequada.
A manutenção e avaliação de todos os componentes são fundamentais, o que garantirá o funcionamento perfeito do maquinário e evitará acidentes e problemas na sua utilização.
Agora que você já sabe como proceder com os elevadores durante a chuva, continue conosco e leia nosso post: tenho um elevador, e agora, o que fazer e quais as minhas obrigações?
Em nosso próximo post, iremos falar de soluções disponíveis hoje para proteger seu equipamento durante as tempestades.
(Imagens: divulgação)