Artigos

Tamanho de elevador: qual o ideal?

Tamanho de elevador: qual o ideal?

O tamanho de elevador é uma informação de extrema importância na hora de criar o projeto de um edifício ou de fazer a modernização desse equipamento.

É necessário considerar o espaço da cabine, do poço, necessidades do edifício, tipo de porta, entre diversos outros pontos.

Um cálculo errado pode comprometer toda a instalação e atrasar a entrega da obra.

Para que você não tenha esse problema, trouxemos tudo que é preciso saber sobre o tamanho de elevador. Confira!

Qual espaço reservar para o elevador em uma obra?

Quando falamos dessa questão, tudo dependerá do prédio, modelo escolhido, capacidade de pessoas, entre outros fatores.

É necessário, além do espaço da cabine, considerar também o maquinário e o poço do elevador, devendo ter um ambiente suficiente para abrigar uma pessoa adulta.

Esse vão deve ser sinalizado com tinta amarela e o tamanho mínimo é de 0,5 m x 0,6 m x 1,0 m.

Ele é utilizado para que o técnico possa ficar em segurança, caso esteja fazendo manutenção e perceba uma movimentação da cabine próximo da onde ele está.

Qual deve ser o tamanho de elevador?

Não existe uma única resposta para essa pergunta. Tudo dependerá da necessidade e finalidade do elevador.

Quando falamos de casas, em que o uso é esporádico e não leva muitas pessoas de uma vez, um equipamento com pouca capacidade pode ser o suficiente.

Em prédios residenciais, embora a utilização seja constante, não há um horário de pico com alto fluxo de embarques simultâneos no equipamento.

Nesses casos, um que suporte de 4 a 6 usuários pode dar conta do recado.

Contudo, vai depender da quantidade de apartamentos. Se for um condomínio muito grande, um maior pode ser necessário para atender a todos.

Já prédios comerciais, onde há alta circulação e horário de pico e muitas pessoas pegam o elevador em simultâneo, é necessário investir em modelos maiores, como os com aplicação para 8 utilizadores.

Além da capacidade máxima, é necessário se atentar ao peso máximo permitido, principalmente em mudanças, já que são transportadas coisas mais pesadas.

É de suma importância sempre respeitar as orientações do fabricante para garantir sua segurança e integridade.

E o tamanho das portas?

Independentemente do tamanho de elevador, capacidade máxima ou funcionalidade, as portas costumam seguir o padrão de 2 metros de altura.

Já a abertura pode variar, começando em 80 cm e chegando até 110 cm, considerando a aplicabilidade para 16 pessoas.

Essa variação existe para facilitar o fluxo de entrada e saída dos usuários.

Por isso, quanto maior a capacidade, mais larga tende a ser a abertura da porta para que um número maior de pessoas possa circular confortavelmente.

Ao calcular o tamanho de elevador necessário para determinados empreendimentos, é essencial ter cuidado com as medidas, para que não haja atrasos na entrega.

Considere as normas de segurança, tamanho, capacidade indicada, tipo de uso e garanta que a manutenção esteja sempre em dia, para não colocar a vida de ninguém em risco.

Aproveite para conferir 4 equipamentos essenciais para proteção contra tempestades e descargas elétricas em elevadores.

(Imagens: divulgação)

Elevadores São Paulo