Artigos

Uso de elevadores: existe uma maneira correta?

Uso de elevadores: existe uma maneira correta?

Como em qualquer meio de transporte, o uso de elevadores exige certos cuidados que precisam fazer parte do dia a dia das pessoas.

Esses equipamentos são fabricados para suportar intenso movimento por horas seguidas, no entanto, o mau uso pode causar problemas sérios, quando:

  • o limite de peso é extrapolado,
  • as portas são forçadas,
  • sujeiras são jogadas no poço do elevador.

Uma pesquisa publicada na revista norte-americana Condé Nast Traveller apresenta os elevadores como o meio mais seguro de transporte do mundo.

A legislação brasileira é rigorosa com relação ao assunto, exigindo reparos e manutenção permanentes através das regras estabelecidas pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Nesse post apresentamos a maneira correta para o uso de elevadores. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

6 dicas para o uso de elevadores

O bom uso de elevadores é fundamental para a preservação desses equipamentos e para evitar problemas com sua utilização.

Para isso, apresentamos 6 dicas que precisam ser conhecidas e praticadas por aqueles que utilizam esse meio de transporte:

Jamais force a porta

Caso o elevador esteja no seu andar e a porta não abra, jamais a force para acessar o equipamento.

O mesmo conselho é dirigido para as situações em que você se encontra no interior do veículo.

Forçar a porta pode danificar o equipamento, dificultando ainda mais a sua abertura.

Nesses casos, chame o zelador ou a recepção do edifício através do interfone ou acione o botão de alarme quando estiver em seu interior.

Esses profissionais saberão como proceder e, nos casos mais graves, solicitarão ajuda aos técnicos responsáveis pela manutenção ou ao Corpo de Bombeiros.

Chame apenas um elevador

Caso o elevador não esteja modernizado a ponto de chamar todos os veículos em um único clique, antes de chamá-lo, verifique qual está próximo do seu andar e no sentido que você deseja ser transportado (subir ou descer).

Aperte o botão de chamada apenas daquele que estiver próximo a atendê-lo e no sentido da sua viagem.

Chamar todos os elevadores prejudica os usuários que estão em viagem e aumenta substancialmente o consumo de energia elétrica e promove o desgaste prematuro do equipamento.

Lembrando que apertar repetidamente o botão do elevador, não fará ele vir mais rápido.

Hoje muitos elevadores já contam com o recurso de acionar apenas um e o próprio sistema fazer a escolha de qual deve ser levado para o seu transporte.

Respeite o limite de carga

Caso o elevador esteja lotado, não force a entrada para não perder a viagem. Esse é um dos principais motivos de danos no equipamento.

Pior do que isso é que elevadores acima do limite de carga podem parar entre os andares e deixar seus passageiros presos.

Hoje, existem tecnologias disponíveis no mercado conhecidas como pesador de carga, que detecta a carga do elevador, impedindo que ele parta quando estiver com a capacidade acima da estabelecida.

Não fume dentro do elevador

Fumar em ambientes fechados é proibido por lei, portanto, jamais leve o seu cigarro para dentro do elevador, mesmo que a viagem seja curta e que ele esteja instalado no ambiente externo da edificação.

O mesmo vale para vaporizadores e cigarros eletrônicos.

Utilize o botão de alarme apenas em caso de urgência

Antes de utilizar o botão de alarme, mantenha a calma e compreenda o que está se passando.

Muitas vezes o equipamento volta a funcionar em segundos nos casos de travamentos, portanto, utilize esse recurso somente quando for estritamente necessário e em casos de urgência.

Não pule dentro do elevador

De acordo com a Lei Municipal nº 12.751, crianças menores de 10 anos não devem andar desacompanhadas. Não permita que crianças realizem brincadeiras no interior do elevador, principalmente nos períodos de férias escolares onde há maior incidência desses tipos de caso.

Ensine-as a não apertar todos os botões dos andares e a não pular dentro de veículo.

Pular no elevador faz o equipamento ativar os freios de segurança e consequentemente a paralisação do elevador e retenção do passageiro, podendo causar danos aos trilhos do elevador.

Esses detalhes são os responsáveis pelo aumento da vida útil desses equipamentos e garantem a segurança das viagens. Colabore e garanta segurança a todos os seus usuários.

(Imagens: divulgação)

Elevadores São Paulo