O cabo de aço de elevador é peça chave no sistema de tração do equipamento para garantir a segurança dos moradores e usuários do edifício.
De acordo com uma matéria publicada no portal da Central Press, esse é o meio de transporte mais seguro do mundo, depois dele vem o avião e o trem, respectivamente.
Por mais seguro que seja, não é difícil encontrar nos meios de comunicação matérias vinculadas a acidentes e até óbitos causados pelo chamado ascensor, em virtude do rompimento ou falhas em seus cabos.
Como todo equipamento, este também sofre desgaste com o tempo e uso. Por isso, todos os condomínios devem realizar a devida manutenção e troca de elementos.
Quer saber porque é preciso fazer a troca dos cabos de aço do elevador e quando ela deve ser feita? Continue a leitura e confira.
Como funciona o cabo de aço de elevador?
Os elevadores com sistema de tração com cabos de aço e contrapeso são compostos dos seguintes elementos:
- máquina (motor), que é geralmente instalada no terraço do edifício,
- polia,
- cabos de tração ou cabo de aço,
- cabina, local onde as pessoas entram ou cargas são acomodadas para serem transportadas.
Esses cabos de aço têm a função de sustentar a cabina que fica suspensa no passadiço, o vão aberto por onde o elevador passa entre os andares.
Eles também são responsáveis por movimentar a estrutura cada vez que é acionada pelo usuário para subir ou descer, suportando toda a carga existente em seu interior, tendo como apoio a polia enquanto se desloca.
Geralmente, um único cabo do sistema de tração tem entre 6 a 8 cabos que o compõe e esses fios são altamente resistentes.
Como você pode observar nas imagens acima e abaixo, eles são confeccionados a partir de fios de arames entrelaçados, que formam um elemento resistente.
Quando fazer a troca desses cabos?
Por mais resistente e seguro que um cabo de aço de elevador seja, com o tempo e o uso ele vai sofrendo desgastes, como qualquer outro elemento que compõe equipamentos e máquinas.
Segundo a NBR NM 207/99, a substituição desses elementos é necessária, porque em decorrência do uso diário, em determinado momento, eles atingem seus limites de desgaste e fadiga.
Quando o cabo de aço de elevador deve ser trocado? Você vai encontrar muitos conteúdos e orientações no mercado informando que o prazo para troca é de 10, 15 e até mais de 30 anos.
Mas essa questão é muito relativa, porque primeiro envolve todo o processo de instalação. Desse modo, se ela foi mal feita com certeza influenciará na vida útil dos fios.
A manutenção mensal também é essencial para limpá-los e lubrificá-los, o que aumenta a vida útil e garante maior segurança no sistema.
O uso correto também contribui para um maior tempo de duração. Excesso de cargas e uso indevido comprometem a integridade dos mesmos.
A quantidade de viagens que o elevador faz diariamente também contribui com o desgaste.
Entretanto, alguns sinais denunciam o momento certo para substituição dos cabos de aço, como:
- arames rompidos visíveis atingirem 6 fios em um passo ou 3 fios em uma perna,
- corrosão acentuada no cabo,
- desgaste dos arames externos maior do que 1/3 de seu diâmetro original,
- diminuição do diâmetro do cabo maior do que 5% em relação ao seu diâmetro nominal,
- danos por alta temperatura ou qualquer outra, deformação ou distorção no cabo (como dobra, amassamento ou “gaiola de passarinho”) exigem substituição por um novo.
Veja a seguir imagens de cada um desses casos:
Arames rompidos
Diminuição de diâmetro
Corrosão
Deformação (gaiola de passarinho)
Deformação (alma saltada)
Deformação (arame saltado)
Deformação (perna saltada)
Deformação (aumento localizado da alma)
Deformação (achatamento)
Deformação (torção ou nó)
Deformação (respingo de solda ou de arco voltaico)
Para uma resposta precisa sobre a hora de trocar o cabo de aço, somente o técnico especializado que acompanha a manutenção periódica de todo o sistema saberá dizer.
Qual a importância da modernização de elevadores?
De forma geral, quanto mais antigo um equipamento é, maior é a necessidade de reparos e mais cara é a manutenção e substituição dos elementos. Também mais frágil fica a sua segurança.
Você já ouviu falar em modernização técnica ou modernizadores de elevador? São soluções que aumentam a performance e a confiabilidade dos equipamentos, deixando-os mais modernos, seguros e eficientes.
Ela é recomendada para os equipamentos que estão apresentando problemas frequentes, exigindo substituição de peças e até mesmo um baixo desempenho.
Investir na modernização do elevador vai:
- garantir maior segurança e conforto durante o trajeto,
- promover a precisão do nivelamento da máquina no pavimento,
- proteger contra inversão ou falta de rede elétrica,
- cancelar chamadas falsas,
- possibilitar melhor desempenho,
- reduzir custos com troca de peças,
- ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica em até 40%.
Agora que você sabe quando trocar o cabo de aço, que tal continuar no nosso blog e conhecer também qual é a importância de uma equipe técnica qualificada para manutenção de elevadores?
(Imagens: divulgação)