A história do elevador tem seus primeiros momentos no antigo Egito, em 1500 anos antes de Cristo, quando um rudimentar equipamento auxiliava os trabalhadores a retirar a água do Rio Nilo.
Na época, a sua movimentação acontecia a base da força animal ou humana e tinha um importante papel para a sociedade daquela época.
Voltando ao nosso tempo, imagine o que seria das cidades se não existissem os elevadores? A altura máxima dos edifícios seria de 3 andares e o acesso se realizaria só por escadarias.
Segundo a Secretaria Municipal de Licenciamento, só a cidade de São Paulo possui 77,6 mil elevadores cadastrados, o que demonstra a sua importância para a população.
Neste post, apresentaremos a história do elevador. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
Qual é a história do elevador?
Após os egípcios, como já mencionado, o primeiro elevador com um formato parecido com o que conhecemos atualmente, foi construído em Roma no século I a.C.
O projeto foi de um arquiteto romano chamado Marcos Vitrúvio Polião e sua movimentação ocorria através de roldanas, dependendo também da força humana ou animal.
Somente em 1853 é que surgiu o primeiro sistema de segurança para elevadores, desenvolvido pelo norte-americano Elisha Grave Otis.
No caso do rompimento das cordas que sustentavam os equipamentos, trilhos serrilhados prendiam a plataforma, evitando a sua queda.
A história do elevador no Brasil data do ano de 1918, quando as portas eram movimentadas manualmente e a presença de um operador era obrigatória, pois a movimentação ocorria a partir do giro de uma manivela.
Como os elevadores foram modernizados?
Com a construção de edifícios cada vez mais altos, os elevadores foram sendo adaptados às novas exigências.
Para termos ideia da modernização desses equipamentos, um elevador do século XVIII levava cerca de 2 minutos para atingir o oitavo andar de um edifício.
Atualmente, o edifício Shanghai Tower (China) possui o equipamento mais rápido do mundo, alcançando o 119º andar em 55 segundos.
Além da velocidade, os elevadores foram modernizados esteticamente, onde cabines bonitas e confortáveis possibilitam uma viagem agradável, além de botoeiras de fácil entendimento para a escolha do andar e sinalizações que mostram onde o equipamento está trafegando.
As portas são automáticas e o processo de transporte ocorre a partir de componentes eletrônicos que possibilitam a movimentação silenciosa e de forma rápida.
Atualmente, existem elevadores que permitem o acesso somente através da leitura biométrica ou através de senhas, além de possuírem um sistema regenerativo de energia que economiza até 75% se comparado aos sistemas comuns.
Por fim, a modernização na história do elevador possibilita que atualmente, nos casos da queda de energia, o equipamento se desloque até o andar mais próximo e abra as portas para que os passageiros possam desembarcar com segurança.
Modernize elevadores conosco!
Caso o seu edifício ainda não possua essas tecnologias nos equipamentos, é possível modificar essa situação através do processo de modernização.
A Elevadores São Paulo desenvolve projetos de modernização técnica e estética dos equipamentos, transformando-os e garantindo mais conforto e segurança, além de agregar valor a seu condomínio.
Além da adequação e atendimento às normas estabelecidas pela legislação, a modernização das diversas funções colabora para:
- melhoria do tráfego,
- diminuição do tempo de espera,
- economia no consumo de energia elétrica,
- aumento da segurança,
- valorização do patrimônio.
Caso queira saber mais sobre as possibilidades existentes na modernização dos equipamentos de transporte do seu edifício, contate a Elevadores São Paulo e conheça nossa estrutura!
(Imagens: divulgação)