Artigos

Contrato de manutenção de elevadores: tudo o que você precisa saber sobre eles

Contrato de manutenção de elevadores: tudo o que você precisa saber sobre eles

O contrato de manutenção de elevadores há muito tempo é obrigatório na cidade de São Paulo e recentemente a Alesp aprovou um importante projeto de lei visando garantir maior segurança aos passageiros em todo o Estado.

Desde 1987, a capital paulista, por meio da Lei Municipal nº 10.348/1987, torna obrigatório que condomínios residenciais e empresariais atendam a esse requisito.

Ou seja, todo edifício que possua elevador na cidade de São Paulo precisa ter um contrato com uma empresa especializada na manutenção e conservação dos equipamentos.

Também é obrigatório que a empresa prestadora do serviço seja registrada junto à prefeitura e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Por isso, neste post, você vai conhecer os tipos de contrato de manutenção e a importância desse serviço para a segurança das pessoas e o cumprimento da legislação.

Tipos de contrato de manutenção de elevadores

Uma publicação de março de 2023 no Portal SíndicoNet informa que, segundo o Corpo de Bombeiros, o número de acidentes no estado de São Paulo, em 2022, aumentou 70% comparado com o ano anterior.

Visando a prevenção e o combate ao crescente número de acidentes envolvendo os equipamentos no estado, no final de 2022, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto de Lei Complementar no 81, exigindo que todos os condomínios devem possuir o RIA.

O Relatório de Inspeção Anual (RIA) é um documento emitido somente após realizada vistoria minuciosa nos equipamentos e que contempla todo o serviço de conservação e inspeção de elevadores, destacando mais uma vez a importância do contrato de manutenção.

O contrato de manutenção de elevadores pode ser:

Contrato de conservação

O contrato de conservação é aquele onde está previsto a visita periódica de técnicos que deverão prestar os seguintes serviços:

  • vistoria,
  • lubrificação,
  • limpeza,
  • regulagem.

Nesse tipo de contrato, todas as peças e demais serviços são cobrados à parte.

Contrato de manutenção integral

O contrato de manutenção integral de elevadores exige uma certa atenção por parte do síndico na hora da assinatura.

Ao contrário do que o nome sugere, essa contratação não prevê a substituição total das peças que se fazem necessárias e nem a prestação de todos os serviços de reparos.

Nessa hora, o importante é observar as cláusulas do contrato e buscar a empresa especializada que mais vantagens oferece, fazendo uma comparação com os serviços prestados, peças inclusas e valores cobrados.

Serviços previstos no contrato de manutenção de elevadores

Normalmente em um contrato de manutenção de elevadores estão previstos os seguintes serviços:

  • atendimento a chamados em casos de problemas no funcionamento do equipamento,
  • visitas periódicas de técnicos para vistorias preventivas,
  • resgate de passageiros que possam estar presos no veículo,
  • plantão para atendimento a casos de paralisação do elevador em que alguém esteja preso em seu interior.

Infelizmente, não são raros os casos que envolvem contratos que descumprem a legislação e, mais do que isso, não atendem às necessidades dos condomínios, portanto, mais uma vez, é fundamental todo o cuidado e a atenção para os detalhes e cláusulas apresentadas pela empresa candidata a fornecer esse tipo de serviço.

As vantagens de contratar a manutenção integral da Elevadores São Paulo

Contratar a Elevadores São Paulo, optando por um contrato de manutenção de elevadores integral, é uma excelente escolha para quem deseja rapidez, qualidade nos serviços prestados e o melhor custo-benefício do mercado.

Isso porque todas as trocas de peças que sofrem desgastes pelo seu tempo de uso serão realizadas sem custos para os clientes.

Isso significa que tanto as peças como os serviços que serão necessários para a substituição desses dispositivos já estão inclusos nos valores cobrados no contrato.

Essa exceção se dá para os casos em que houver quebras por incidentes de caso fortuito ou por força maior.

Além disso, não estão inclusos as peças de acabamentos, componentes do sistema de intercomunicação, câmeras e as atualizações técnicas.

Agora que você sabe detalhes a respeito do contrato de manutenção de elevadores, entre em contato conosco e solicite nossa proposta para o desenvolvimento de um contrato integral com o seu condomínio.

(Imagens: divulgação)

Elevadores São Paulo