Respeitar a capacidade máxima dos elevadores é responsabilidade da administração do edifício e dever do usuário para evitar acidentes e garantir um transporte seguro.
Os elevadores são meios de transporte que passaram a fazer parte do nosso dia a dia e é praticamente impossível imaginar a vida sem eles, no que diz respeito a acessar os mais diversos andares dos inúmeros edifícios de uma cidade.
Somente em São Paulo, são mais de 77 mil equipamentos instalados para o transporte de pessoas e, apesar de ser considerado o meio de transporte mais seguro, o excesso de carga pode:
- comprometer a vida útil do equipamento,
- gerar mais consumo de energia elétrica,
- deixar passageiros presos por excesso de peso,
- pôr em risco a segurança dos passageiros.
Por isso, hoje conversaremos sobre a importância e a necessidade em respeitar a capacidade máxima dos elevadores. Continue a leitura e confira.
Como é feito o cálculo para determinar a capacidade máxima dos elevadores?
Especialmente falando de elevadores para transporte de pessoas, as normas NM 207 e NBR 16042 determinam que os cálculos para a capacidade máxima dos equipamentos devem ter como padrão um passageiro com 75 quilos.
O cálculo é feito a partir da padronização do quilo do passageiro, considerando sempre a área em m² da cabine do elevador.
Assim, percebe-se que a capacidade máxima dos elevadores residenciais, por exemplo, na maioria das vezes é de 6 pessoas (com 75 kg) ou seja, 450 quilos no total.
Partindo da mesma base de cálculo, um elevador de tamanho maior, como os instalados em alguns edifícios comerciais que transportam até 10 pessoas, suportam no máximo 750 quilos.
Desrespeito a capacidade máxima dos elevadores tem provocado acidentes
Recentemente, os meios de comunicação anunciaram um acidente ocorrido em um prédio na cidade de Maceió.
Na ocasião, 11 pessoas estavam usando um elevador com capacidade máxima para 8 indivíduos (600 quilos).
A sobrecarga fez o equipamento não conseguir reduzir, passando do limite inferior e ferir levemente três pessoas, sem contar, é claro, o pânico vivenciado pelos envolvidos.
Na pressa de ir e vir para o cumprimento dos nossos compromissos diários, muitas vezes não nos damos conta de observar a capacidade máxima dos elevadores ao usarmos os equipamentos.
Também, infelizmente, ainda verificamos muitos condomínios que não orientam os usuários sobre o excesso de peso e não fiscalizam e nem exigem o cumprimento da lotação máxima.
O excesso do número de pessoas e do limite máximo de peso põe em risco a vida das pessoas e pode comprometer a administração do condomínio.
Medidas para evitar a sobrecarga dos elevadores
É papel da administração do edifício fazer respeitar a capacidade máxima dos elevadores e garantir a segurança dos usuários.
Como contribuir para evitar sobrecargas e acidentes?
Uso consciente
O primeiro passo para contribuir para que a capacidade máxima dos elevadores seja respeitada é trabalhar a conscientização dos usuários e visitantes do edifício.
Isso acontece por meio de orientações conscientizadoras junto às pessoas.
O uso de placas de sinalização indicando a capacidade máxima em número de pessoas e no total de quilos no interior da cabine também é fundamental, como procedimento orientativo.
Claro, que também compete à administração do imóvel fazer cumprir o uso correto do elevador.
Modernização
A tecnologia também pode ser aplicada no seu elevador, mesmo nos modelos mais antigos.
Existem dispositivos eletrônicos que instalados no equipamento monitoram a capacidade máxima dos elevadores, liberando a sua partida quando ele está em conformidade com o limite máximo suportado.
O dispositivo também impede a partida do equipamento, caso ele esteja acima do total determinado, inclusive acionando um sinal de alerta para a sobrecarga.
O uso desses dispositivos é obrigatório na Europa e nos Estados Unidos.
Aqui, no Brasil, o item também é obrigatório na nova norma NBR 16858, item 5.12.1.2 onde exige a instalação de componentes que sinalizem a sobrecarga nos elevadores novos para garantir a segurança de todos.
Agora que você sabe como pode contribuir para que a capacidade máxima do elevador seja respeitada, que tal continuar a leitura para ficar por dentro sobre a importância da modernização de elevadores.
(Imagens: divulgação)