Possivelmente, você que possui um animal de estimação, já se deparou com pessoas que não se importam quando é necessário transportar pet em elevadores, inclusive fazendo carícias e brincando com eles.
Porém, também já pode ter vivido experiências onde algumas pessoas sentem medo e até mesmo repulsa pelos bichinhos.
São comportamentos distintos que precisam ser respeitados, afinal, não se sabe quais os motivos que os levaram a essa situação.
Em condomínios, essas possibilidades são ainda maiores, pois é comum encontrar moradores e visitantes nos locais onde você está transportando o seu amigo, tais como:
- corredores,
- elevadores,
- garagens,
- espaços comuns do edifício.
Neste post, apresentaremos quais cuidados devem ser tomados ao transportar pet no elevador. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
É proibido transportar pets em elevadores?
É importante saber que transportar pet em elevadores é perfeitamente possível e não existe nenhuma lei que impeça esse ato.
Não existindo tal legislação a esse respeito, os condomínios não podem incluir em seus regulamentos a obrigatoriedade dos animais de estimação serem conduzidos apenas pelas escadas.
Também é interessante saber que a Lei nº 2848/40 estabelece, no Artigo 146, que ninguém pode ser constrangido por realizar algo que a legislação permite ou que ela não proíbe.
Diante desse esclarecimento, fica claro que é um direito do morador utilizar esse equipamento para o transporte dos seus bichanos. Porém, o bom senso e a educação são importantes nesse momento. Afinal, é preciso respeitar a todos.
Como transportar pet com cuidado no elevador?
Para transportar o animalzinho de estimação com cuidado, segurança e possibilitar aos demais passageiros tranquilidade, algumas ações são recomendadas:
Utilize guias ou coleiras
O uso de guias ou coleiras é indicado, porque evita que ele corra e invada portas, que estejam abertas, ou fique assustado com relação ao movimento do elevador e tente fugir.
Fique próximo a ele
Outra boa ideia é encurtar a guia, para que o seu animal de estimação fique sempre próximo a você.
Isso fará com que ele sempre esteja ao seu lado, evitando que fique de fora na hora do embarque no elevador.
O mesmo acontece no processo de desembarque, evitando que você se distraia e que a porta feche com ele no seu interior.
Caso ele seja pequeno, carregue-o no colo
Se o seu pet for pequeno, a melhor opção é carregá-lo no colo no processo de transporte.
Essa atitude, além de proporcionar segurança ao seu peludo, evita que ele tranque a sua pata no vão, local que separa o elevador do andar em que está trafegando.
Carregar o pet no colo também agrada as pessoas que possam ter algum problema com o seu bichano, uma vez que eles não estarão perto para cheirar os passageiros.
Dê preferência ao uso do elevador de serviço
Ao subir e descer com o seu pet, dê preferência na utilização do elevador de serviço. É muito comum isso ser previsto no regulamento interno do condomínio.
Para aqueles condomínios que possuem elevadores com sistema inteligente, que envia sempre o elevador que estiver mais próximo, hoje em dia existem tecnologias capazes de selecionar o elevador de sua preferência mantendo o botão pressionado por determinado tempo.
Caso queira mais informações a respeito desse produto, entre em contato conosco.
Como se observa, é perfeitamente possível conviver com um animal de estimação em apartamentos e o transporte pelos elevadores pode ser realizado de forma fácil, segura e com tranquilidade, bastando apenas alguns cuidados.
Para finalizar, embarcar no elevador apenas quando ele estiver vazio é outra forma de evitar embaraços com as outras pessoas, além de prevenir qualquer tipo de transtorno.
Você não conseguirá evitar que outros passageiros entrem durante a viagem. No entanto, diminui a possibilidade de encontrar alguém que não ache uma boa ideia transportar pet no elevador.
Agora que você já conhece algumas dicas importantes que possibilitam qualidade de vida a todos que convivem no condomínio que você reside ou visita, leia também nosso post que apresenta o uso dos elevadores durante a chuva: é perigoso?
(Imagens: divulgação)