Artigos

Barulho no elevador: é necessário se preocupar?

Barulho no elevador: é necessário se preocupar?

Possivelmente você já deve ter convivido com alguma experiência que envolva barulho no elevador.

Não há como não tomar um susto quando se está no interior deste equipamento e ruídos estranhos ocorrem, dando a impressão de que algo está em desacordo com o normal.

Além disso, outro problema desagradável e que gera muitas discussões, principalmente em condomínios residenciais, são elevadores que ao se movimentarem fazem ruídos acima do ideal.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 10.151/2000, define que em áreas residenciais o barulho não deve ultrapassar os seguintes limites:

  • 7 e 20 horas – 55 decibéis,
  • 20 e 7 horas – 50 decibéis.

Neste post, apresentaremos o que gera os ruídos e se o barulho no elevador é motivo de preocupação. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Quando o barulho no elevador é considerado preocupante?

O barulho é considerado motivo de preocupação quando ultrapassa os limites previstos pelos próprios fabricantes dos equipamentos.

É comum que algum ruído ocorra em função da movimentação do elevador, especialmente nos andares superiores, que ficam próximos à casa de máquinas.

No entanto, o barulho produzido pelo motor pode ser reduzido quando é instalado um protetor acústico, que evita esse incômodo.

Se os ruídos surgirem repentinamente, ou forem além do normal, é importante uma averiguação a respeito, pois algum problema pode estar acontecendo com o equipamento.

O que pode causar barulho no elevador?

Além dos ruídos emitidos pelo motor da casa de máquinas, que podem ser minimizados, é muito importante ficar atento a outros barulhos, que podem estar sinalizando algum problema operacional do equipamento.

Para compreendermos essa situação, apresentamos os componentes que fazem parte de um elevador:

  • cabine,
  • motor,
  • polias,
  • quadro de comando,
  • trilhos,
  • cabos,
  • contrapesos.

Como qualquer outro equipamento, o desgaste ocorre enquanto os componentes são utilizados, o que pode levar à deterioração e falhas em algum dos dispositivos.

Esse desgaste é percebido através de ruídos, que até então não eram comuns durante a utilização do equipamento, portanto, é importante a atenção para a ocorrência de barulho no elevador.

Como é resolvido esse tipo de problema?

Para resolver o barulho no elevador é necessário que especialistas sejam chamados para uma avaliação a respeito.

Uma das probabilidades envolve danos na porta, que ocorre em função do uso contínuo do equipamento e muitas vezes pela forma inadequada com que algumas pessoas agem, forçando-a e contribuindo para o desgaste prematuro dos dispositivos.

Outra possibilidade está nos trilhos, podendo ter sofrido algum problema estrutural que ocasiona o ruído.

Normalmente, as partes deslizantes que fazem os barulhos, então, vale uma avaliação dos cabos e das correntes, essa última comum nos modelos mais antigos.

Por fim, os especialistas examinarão as peças que podem apresentar algum defeito e de que forma foram realizadas as instalações.

Como se observa, são várias as possibilidades existentes, por isso a necessidade do seu condomínio contar com uma empresa de qualidade, para uma avaliação detalhada de todo o sistema em operação.

Muitas vezes encontrar uma solução confiável é um problema, por isso na hora de contratar uma empresa especializada em elevadores verifique antecipadamente se ela possui:

  • registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA),
  • registro na Prefeitura de sua cidade,
  • engenheiros que respondem pelos serviços executados,
  • equipe capacitada,
  • oficina para customização das peças,
  • laboratório de pesquisa e estudos.

Agora que você já sabe ser importante resolver os problemas que ocorrem em função de barulho no elevador, leia nosso post que apresenta a importância de uma equipe qualificada para a manutenção desses equipamentos!

(Imagens: divulgação)

 

Elevadores São Paulo