Quando se fala em reforma de elevadores, a primeira imagem que vem em nossas mentes diz respeito a melhora da segurança desse importante equipamento.
Isso é natural e condiz com o que realmente acontece, afinal, não é nada confortável entrar em um edifício onde o transporte de passageiros range, faz barulhos estranhos e apresenta solavancos.
O alívio é enorme quando se chega ao andar desejado e, em muitos casos, as pessoas preferem descer o edifício pelas escadas, pois o estado do elevador não transmite o mínimo de segurança.
No entanto, o objetivo deste post não é o de tratar da segurança, mas sim apresentar como essa ação melhora a estética e a funcionalidade desse equipamento.
Continue lendo e saiba detalhes a respeito da reforma de elevadores e a repercussão que causa no visual e na melhora tecnológica desse fundamental meio de transporte!
Como a reforma de elevadores pode melhorar a estética e funcionalidade do equipamento?
A reforma de elevadores é uma ação obrigatória em muitas situações, especialmente quando leis são aprovadas e medidas devem ser tomadas para atender as exigências estabelecidas pelas autoridades.
Para isso, as empresas responsáveis pela manutenção desses equipamentos precisam estar atentas a:
- determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT),
- legislação estadual,
- legislação municipal,
- orientações do Corpo de Bombeiros.
Independente disso, o fato é que essa ação tende a valorizar o imóvel e melhorar os serviços oferecidos a seus usuários, tais como:
Modernização do elevador
A modernização do elevador possibilita que novas tecnologias sejam implementadas no equipamento.
Então, a troca no sistema de máquina de tração e do quadro de comando possibilitam que as viagens ocorram sem ruídos e com suavidade, melhorando a experiência dos usuários.
O que é ainda melhor, com a melhora tecnológica o elevador pode se tornar mais econômico no que se refere ao consumo de energia elétrica, o que acaba refletindo na conta da concessionária no final do mês e agradando a todos aqueles que colaboram no pagamento dessa despesa.
Alterações para acessibilidade
Outro fator que também é exigido por lei e que recebe o reconhecimento da sociedade como indispensável aos usuários é a melhora na acessibilidade para aqueles que possuem algum tipo de deficiência.
A instalação de corrimões, placas de sinalização em braile, sinalizador sonoro, botões com movimento no acionamento, contribuem para que pessoas com dificuldades de locomoção e deficientes visuais possam acessar esses equipamentos com segurança e facilidade.
Nesse caso, o condomínio demonstra sensibilidade e respeito, o que além de valorizar o espaço acaba recebendo a admiração de todos os que apoiam as formas de inclusão, o que é o desejo da maioria da população.
Reformas estruturais
Por fim, deixamos a estética como outro ponto importante na reforma de elevadores de qualquer edifício.
Além de valorizar financeiramente o imóvel, as reformas estruturais contribuem com a beleza do ambiente, tornando-o muito mais agradável e confortável.
É importante, portanto, estar atento às possibilidades de trocas e melhorias dos seguintes itens:
- porta,
- piso,
- teto,
- revestimento de cabine,
- espelho,
- corrimão.
O impacto da reforma de elevadores para os edifícios
Sem voltarmos aos aspectos envolvendo a segurança, certamente o mais importante de todos eles, o fato é que a reforma de elevadores melhora o impacto visual e a usabilidade desses equipamentos.
Assim como os móveis da recepção, o elevador certamente faz parte do cartão de visita dos edifícios, pois, a partir dessa observação, o visitante já tem uma ideia de como funciona o condomínio e os demais itens que fazem parte da estrutura do prédio.
Isso significa facilidades ou dificuldades nos aluguéis e comercialização de apartamentos e salas, onde os valores cobrados estão associados às condições dos equipamentos de apoio.
Agora que você sabe mais a esse respeito, faça contato com a Elevadores São Paulo e confira como é fácil e prático contratar os serviços de reforma estética dos seus equipamentos!
(Imagens: divulgação)