Artigos

Relatório de Inspeção Anual: o que é, sua importância e a realidade brasileira

Relatório de Inspeção Anual: o que é, sua importância e a realidade brasileira

O Relatório de Inspeção Anual é uma exigência do Departamento de Controle do Uso de Imóveis (CONTRU), órgão ligado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) da Prefeitura de São Paulo.

É muito importante que se saiba que se algum tipo de acidente acontecer em um elevador, o primeiro documento que as autoridades irão solicitar será exatamente esse.

Esse documento comprova que o equipamento passou pelo processo de manutenção e estava em perfeitas condições de uso, portanto, precisa ser emitido pela empresa que presta os serviços de conservação que esteja devidamente credenciada junto à Prefeitura.

Para essa verificação aqui no município de São Paulo, basta entrar no site da Prefeitura e clicar em Relação das Empresas Conservadoras. Clique aqui e acesse agora.

Infelizmente, segundo o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, no ano de 2022 o número de acidentes envolvendo elevadores aumentou 68% se comparado ao ano anterior, situação que certamente está relacionada à falta de cuidados com esses equipamentos.

Neste post, apresentaremos o Relatório de Inspeção Anual, sua importância e porque seu condomínio ou edifício precisa priorizar esse assunto. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é o Relatório de Inspeção Anual?

O Relatório de Inspeção Anual, conhecido por RIA, é um documento obrigatório que deve ser emitido anualmente à Prefeitura de São Paulo, por todos os empreendimentos e condomínios que possuem elevadores em seus imóveis.

Como mencionado, a responsabilidade pela sua emissão é da empresa que presta os serviços de manutenção periódica nesses equipamentos, necessitando ainda que um engenheiro se responsabilize pelo documento, garantindo que:

  • não existem pendências em termos de segurança no equipamento,
  • todas as normas técnicas estão sendo cumpridas.

O descumprimento dessa obrigação pode gerar multas e outras sanções.

O que a lei diz sobre as inspeções em elevadores?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define regras e estabelece obrigações com relação à manutenção e inspeções de elevadores.

Desse modo, a NBR 16.083/2012 especifica detalhes e apresenta esclarecimentos de como e quando a manutenção deve ser realizada.

Já a Lei nº 10.348/1987 dispõe sobre a instalação e funcionamento de elevadores no município de São Paulo, quando esclarece que a instalação e conservação desses equipamentos são privativas de empresas ou profissionais devidamente registrados junto à Prefeitura.

Por fim, temos ainda o Decreto nº 47.334 que estabelece a sistemática para a emissão do Relatório de Inspeção Anual, que deverá ser realizado através do Portal da PMSP.

Qual a importância de realizar o Relatório de Inspeção Anual?

O Relatório de Inspeção Anual tem por objetivo apurar as condições dos elevadores, ou seja, apresentar detalhes a respeito do funcionamento e do cumprimento das determinações técnicas e legais com relação ao assunto.

Diante dessa obrigatoriedade, presume-se que os responsáveis por esses veículos estarão realizando as manutenções dos equipamentos, mantendo-os sempre em perfeitas condições de funcionamento.

Nos casos de adequações, os responsáveis pelos elevadores são notificados, quando um prazo é estabelecido para as devidas providências.

O objetivo do poder público é garantir que a qualidade desse meio de transporte atenda a população e usuários e que acidentes sejam evitados em função do descumprimento das normas estabelecidas.

Relatório de Inspeção Anual x condições reais de segurança dos elevadores

Apesar de todo o esforço em assegurar as melhores condições para a população, infelizmente, existem interesses que podem frustrar os objetivos do Relatório de Inspeção Anual.

Trata-se de empresas que emitem o RIA para atender a legislação, assegurando as condições adequadas para esse veículo, no entanto, não desenvolvem os serviços de manutenção da maneira correta.

Os síndicos e proprietários de imóveis devem cobrar dessas empresas ações que condizem com a legislação e que garantam a segurança das pessoas ou precisam conhecer detalhadamente o histórico das empresas que se propõem a prestar esse tipo de serviço.

Se você deseja mais informações sobre o RIA e de que forma essa legislação deve ser cumprida, conte com a Elevadores São Paulo.

Acesse nosso site e conheça nossos serviços. Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas!

(Imagens: divulgação)

Elevadores São Paulo